O profissional bibliotecário é aquele que se forma em faculdades de biblioteconomia, geralmente localizadas em grandes centros urbanos. Assim, especialmente em cidades onde essas faculdades não existem, muitas vezes assumem essa função profissionais que possuem outras formações.
Habitualmente ele tem por função cumprir tarefas como a organização de banco de dados ou de acervos físicos e virtuais. Pode realizar tarefas como organização e catalogação de acervos, museus, editoras, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação.
Tanto em escritórios de empresas quanto em instituições diversas, e ainda em bibliotecas públicas de cidades de todos os portes, cabe a esse profissional analisar, catalogar, organizar, sintetizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. O bibliotecário se responsabiliza pela conservação de materiais e pela orientação dos usuários em suas pesquisas, contribuindo, dessa forma, para a sistematização do conhecimento.
No que se refere a bibliotecas escolares, ele tem a função de, assessorando os professores, participar ativamente no desenvolvimento das crianças, incentivando e sugerindo leituras, criando eventos literários e culturais como complemento dos seus estudos.
Além de ser um facilitador na missão de educar, nessas bibliotecas escolares (tanto públicas quanto particulares) ele é mediador, e tem como objetivo principal levar a informação de modo a incluir todos os indivíduos. Sua principal missão, nesse caso, é ajudar a formar sujeitos leitores, o que no Brasil infelizmente ainda não ocorre em grande escala. Certamente isso decorre, muitas vezes, de problemas estruturais do país, que não têm favorecido o hábito da leitura e da pesquisa, isto é, não tem valorizado devidamente a educação e a cultura.
Jeanette Monteiro De Cnop
Fundadora da Academia de Letras de Maringá -Cadeira 01, Patrono: Adelmar Tavares