O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 22, o projeto de lei do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) que cria no Paraná a campanha Depiladora Amiga. O propósito é que os salões de beleza ajudem na conscientização de mulheres sobre a identificação precoce de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além de orientar o público feminino sobre denúncias de casos de violência doméstica.
“O objetivo é fazer com que profissionais da beleza possam incentivar as mulheres a buscar auxílio médico ou policial”, afirma Romanelli. Segundo ele, o ambiente nos salões de beleza é de proximidade e de troca de experiências entre as clientes e profissionais. “Este é o ambiente propício para reforçar temas como a saúde e a segurança da mulher”, observa o deputado.
Segundo ele, a intenção da proposta é que a depiladora seja uma agente de conscientização e de defesa dos direitos da mulher. Entre os propósitos da campanha Depiladora Amiga estão: facilitar informações sobre DST; reforçar a importância do uso da camisinha (masculina ou feminina); e incentivar as mulheres a procurarem uma autoridade policial e a denunciar casos de violência doméstica.
O projeto de lei passou pela terceira votação no Legislativo e agora a redação final segue para a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). O texto prevê que o Poder Executivo estadual poderá firmar acordos, parcerias e convênios entre entes públicos ou com entidades sem fins lucrativos para promover ações e políticas voltadas à capacitação de depiladoras. ASC