PT comemora 44 anos e anuncia Humberto Henrique como pré-candidato a prefeito de Maringá

Videorreportagem de OFATOMARINGA.COM repercorre os resultados do PT em Maringá desde seus primórdios.

Mais de 1500 pessoas participaram da festa do PT no CTG em Maringá

A história do PT em Maringá começou no final de 1979, quando o país ainda tinha um governo militar. O primeiro diretório só foi constituido em 81, e o partido teve seu primeiro candidato a prefeito em 1982. O médico Nelson Aiex teve a difícil tarefa de apresentar aos maringaenses um partido que vivia sob a difamação das então fake news, que o desenhavam como um monstro que expropriaria os bens dos brasileiros.

O resultado não foi decepcionante porque era esperado, e compreensível, já que todos os velhos paradigmas  ainda precisavam de mais tempo para serem deixados para trás. Dos 83.632 votantes, Aiex e sua vice Isaura Gonçalves, obtiveram 350 votos. Na Câmara Municipal foram 340 para a legenda.

Em 1988, o partido registrou um aumento 234%. Com Norberto de Miranda, e dos 112.916 votos válidos, o PT fez 1211 votos e não amargou o último lugar no ranking que ficou com o PS de Miguel Grillo.

Em 1992, foram 3517 votos com Anibal Moura. O crescimento ainda passava despercebido por muitos porque estava muito longe de eleger um prefeito. Naquele ano, Said Felício Ferreira voltava para seu segundo mandato após um intervalo de 4 anos, ao conquistar o cargo com 64713 votos. Se não dava para eleger um prefeito, elegeu um jovem para vereador. Emerson Nerone fez 1220 votos e a estrela do PT ganhou uma cadeira na Câmara pela primeira vez.

Em 1996, na primeira disputa de José Cláudio Pereira Neto, o Zé Cláudio conquistou 10.597 votos; o equivalente a pouco mais de 7% dos votos, mas mais que isso, conquistou muitos que não votaram nele, mas que perceberam que seu nome era uma boa opção. O registro eleitoral mostra que Jairo Gianotto venceu com 48.888.

No pleito seguinte em 2000, veio aquilo que parecia impossível há 18 anos; José Cláudio Pereira Neto venceu, e não foi por pouco; conquistou quase 70% das preferências dos maringaenses, e isso aconteceu dois anos antes de Lula conquistar pela primeira vez um mandato de Presidente da República.

fonte – TRE

Zé Cláudio, governou Maringá de 1º de janeiro de 2001 até o dia em que faleceu em 16 de setembro de 2003. A cidade se comoveu com a morte precoce dele, e até hoje, seu nome está no rol daqueles poucos políticos que têm o respeito da maioria da população que viveu aqueles anos.

Tocou a seu vice, João Ivo Callefi prosseguir o mandato do Zé. Em 2004, foi ele o candidato da chapa; chegou ao segundo-turno, mas não se elegeu.

Mas o PT continuava forte, e em 2008 Enio Verri fez bem, mas não chegou lá. O atual diretor da Itaipu Binacional fez 40.226. Em 2012 ele tentou de novo; chegou ao segundo turno, fez 92.646 votos, não venceu por 6%, mas consolidou o PT como partido forte na cidade.

Com Humberto Henrique em 2016, o PT fez 7% dos votos; e em 2020 com Mariucci caiu só para pouco mais de 2%. Agora, em 2024, com Lula novamente no cargo de Presidente, o PT de Maringá quer voltar ao protagonismo.

Videorreportagem de OFATOMARINGA.COM repercorre os resultados do PT em Maringá desde seus primórdios e entrevista os protagonistas da história na cidade e também à nível nacional.

 

Humberto Henrique foi lançado como pré-candidato a prefeito pelo partido. OFATOMARINGA.COM teve problemas com a gravação do áudio da entrevista, que não pôde ir ao ar. No lugar dela, vai a entrevista gravada pelo colega Gilmar Ferreira de O DIÁRIO DO PARANÁ – que gentilmente cedeu o conteúdo à nossa redação. A entrevista sem áudio, teria sido a primeira que OFATOMARINGA.COM fez com Humberto Henrique. Agradecemos ao Gilmar e nos desculpamos com nossos leitores pela perda conteúdo que está bem representado pelo conteúdo de O DIÁRIO

Na sexta-feira, 16, o partido comemorou 44 anos de existência. A festa no CTG reuniu mais de 1500 simpatizantes e filiados. Das comemorações, participaram nomes como o da presidente nacional Gleisi Hoffmann, Zé Dirceu, deputado líder do Governo na Câmara Federal, Arilson Chiorato – deputado estadual e presidente estadual do partido, o deputado estadual Professor Lemos, o federal Elton Welter que assumiu a cadeira de Enio Verri que renunciou ao mandato para assumira Itaipu, o próprio diretor da Itaipu Enio Verri e entre tantos outros, o vereador Mário Verri que está em seu quinto mandato.

Num ato que reuniu vários partidos da chamada Frente Ampla, o PT lançou o nome de Humberto Henrique, ex-vereador por três mandatos e candidato a prefeito em 2016, para disputar as eleições de 2024.

OFATOMARINGA.COM cobriu a festa de aniversário do PT e a esse texto, acrescenta conteúdos através de entrevistas com alguns dos protagonistas da história do partido não só em Maringá, mas em todo o Brasil. O resultado, você pode assistir o vídeo acima e na programação da nossa WEB TV.