Público enfrenta ameaça de chuva e lota sessões do Cinema na Praça em Janiópolis. Hoje, 24, será em Rancho Alegre D´Oeste

Mais de 450 pessoas assistiram às duas sessões gratuitas de filmes. Nesta sexta, 24, Rancho Alegre D´Oeste recebe as últimas duas sessões no mês de maio

Mesmo diante da ameaça de chuva, muita gente nas sessões do CINEMA NA PRAÇA em Janiópolis. foto - ANDRÉ PEREIRA

O Cinema na Praça, projeto do Governo do Paraná, que em 2024 conta com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal, cumpriu sua 29ª etapa na rota coberta pela empresa Casa do Verbo.

Foi nesta quinta-feira, 23, em Janiópolis. No programa dois filmes: o primeiro infantil; Lino, uma aventura de 7 vidas, e depois, O PALHAÇO, filme com o ator Selton Mello, próprio para toda a família e obra de excelente qualidade da arte brasileira.

Até o final de setembro a rota executada pela empresa Casa do Verbo terá visitado 65 cidades do Paraná levando sessões gratuitas de filmes em praças públicas.

NEM A AMEAÇA DE CHUVA AFASTA O PÚBLICO

A sessão em Janiópolis começa pontualmente as 19h, e vem um chuvisqueiro por volta das 19h15, mas isso não afasta o público que lotou as 400 cadeiras disponibilizadas pela organização.

O tempo foi passando e o povo foi ficando, e assistindo até que terminaram as projeções da noite.

CHUVA SÓ VEIO PARA VALER QUANDO TERMINARAM AS SESSÕES

Foi aí que veio a chuva de verdade, que só chegou a Janiópolis por volta das 22h, logo ao final do segundo filme da noite. Deu tempo de todo mundo ir para casa, mas não da equipe do Cinema na Praça desmontar o espetáculo. A chuva veio quando já podia; comentam os profissionais que realizam o espetáculo.

Rô Fagundes, diretora executiva da Casa do Verbo, empresa que está executando o projeto CINEMA NA PRAÇA em 65 cidades do Paraná gravou um vídeo mostrando a chuva e relatando como a equipe precisou interromper a desmontagem da estrutura para esperar a chuva passar depois do fim das projeções; mas para eles, o importante é a missão cumprida com a arte tendo chegado até muitas pessoas que nunca tinham assistido um filme em uma tela grande.

Essa é apenas uma das situações que equipes de artistas e técnicos que percorrem o Paraná levando a Cultura para o meio da rua está sujeito a ter que enfrentar, mas que eles deixam claro, vale a pena enfrentar se no final tudo der certo; e ontem em Janiópolis deu muito certo. Mais de 450 pessoas assistiram aos dois filmes nacionais projetados na cidade que fica a 140km de Maringá. A prefeitura da cidade, parceira no projeto ofereceu todo o suporte necessário para que a carreta levando o telão gigante e a equipe da Casa do Verbo pudesse exibir os filmes, e o evento foi um sucesso.

Sessões lotadas em Janiópolis – foto – ANDRÉ PEREIRA

Antes do início das projeções, o prefeito José Dezanoski e o chefe da divisão de Cultura, Nelson Silva, participaram da cerimônia de abertura e falaram da importância que o projeto tem para a Janiópolis, e que o município voltará a se inscrever para receber o Cinema na Praça também nas próximas edições.

CINEMA NA PRAÇA ENCERRA EXIBIÇÕES DE MAIO EM RANCHO ALEGRE D´OESTE NESTA SEXTA, 24

arte – ANDRÉ PEREIRA