Quase 1200 candidatos não compareceram ao Vestibular da UEM

Segundo a Comissão de Vestibular Unificado da UEM, o índice de abstenção registrado ontem, 27, é o menor desde o início da série histórica em 2009

foto arquivo UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou ontem (27) a prova do Vestibular de Inverno 2023. Ao todo, 12.332 candidatos disputaram as 1.170 vagas ofertadas em mais de 70 cursos de graduação, distribuídas nos seis câmpus da instituição (Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Ivaiporã, Goioerê e Umuarama).

Segundo o coordenador da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU/UEM), Ednei Aparecido Santulo Junior, as provas transcorreram em clima de tranquilidade. Mas o que mais chamou a atenção até o momento foi o menor percentual de desistência na série histórica do concurso. O mais baixo índice atingido em 2009 foi de 9,94% e o de ontem foi de 9,62%, que equivale a 1.186 candidatos ausentes.

Conforme o edital publicado por meio da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), quase 60% dos inscritos neste concurso fizeram as provas em Maringá. Este foi o 1º vestibular de inverno pós-pandemia, já que o último concurso foi realizado no ano de 2019. Entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), a UEM foi a única a fazer o concurso nesta época do ano e com algumas mudanças implementadas no sistema de ingresso.