Ratinho oficializa Comando Regional dos Bombeiros em Maringá

Decreto estadual assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta segunda-feira (31) estabelece a criação dos 4º Comando Regional em Maringá e do 5º em Ponta Grossa. Ampliação tornará a gestão administrativa mais descentralizada, com melhor distribuição das demandas administrativas.

Foto Arquivo: Ricardo Ribeiro/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (31) o decreto estadual ( 9.370/2025 ) que oficializa a criação dos 4º e 5º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), que serão instalados em Maringá e Ponta Grossa, respectivamente. O dispositivo complementa a lei 22.316/2025, sancionada pelo governador na última semana, e que ampliou em 105 as vagas de oficiais e praças da corporação visando a estruturação dos dois novos comandos.

Desde a criação do CBMPR e da sua desvinculação da Polícia Militar do Paraná, o Governo do Estado planejava ampliar o quantitativo de comandos regionais para o desempenho das atribuições essenciais da Corporação. Com as mudanças, os Bombeiros passam a ter cinco Comandos Regionais, que além dos dois novos também contemplam os comandos de Curitiba (1º), Londrina (2º) e Cascavel (3º).

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, a criação das novas unidades permitirá uma distribuição melhor dos serviços, especialmente aqueles ligados às demandas administrativas da Corporação. “Com o 4º e 5º Comandos Regionais, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná ficará articulado de uma forma mais eficiente nas questões operacionais, administrativas e financeiras da Corporação”, afirmou.

O 4º Comando Regional de Maringá será responsável pela supervisão do 5º Batalhão, sediado em Maringá, além das 2ª, 4ª e 5ª Companhias Independentes de Umuarama, Cianorte e Paranavaí, respectivamente. Já no caso do 5º Comando Regional de Ponta Grossa, estarão subordinados o 2º e o 12º Batalhões, com sede em Ponta Grossa e Guarapuava, e a 6ª Companhia Independente de Irati.

A vinculação das unidades aos comandos regionais de Maringá e Ponta Grossa também resultou na redução de unidades vinculadas aos três já existentes. Todos eles respondem diretamente ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, sediado em Curitiba. AEN/PR