Receita Federal e Polícia Federal de Maringá desarticularam uma quadrilha de contrabandistas de Minas Gerais na noite de ontem (21). A ação que contou com a participação de servidores da alfândega de Mundo Novo (MS) aconteceu na PR-317 entre Engenheiro Beltrão e Floresta. Uma barreira foi montada na rodovia para obrigar os três veículos que transportavam as mercadorias contrabandeadas a pararem.
No interior dos automóveis foi encontrada uma grande quantidade de eletrônicos e perfumes estrangeiros, provenientes do Paraguai. As mercadorias, internalizadas de forma clandestina no Brasil, sem o devido recolhimento de tributos, estão avaliadas em mais de meio milhão de reais.

Os motoristas presos em flagrante são residentes em Uberaba/MG e praticavam a atividade criminosa semanalmente movimentando aproximadamente R$ 2 milhões por mês. Eles foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal e autuados em flagrante pelos crimes de descaminho e organização criminosa.
Avaliados em mais de R$ 150 mil, os veículos utilizados na prática ilícita foram apreendidos e estão sujeitos à pena de perdimento em favor da União. As mercadorias e os veículos foram encaminhados ao Depósito de Mercadorias Apreendidas da Receita Federal em Maringá, para os procedimentos formais da apreensão.
“O combate ao descaminho e ao contrabando é essencial para a proteção do emprego, da renda e das empresas nacionais, além de contribuir para a defesa da saúde da população e para a proteção do meio ambiente”, afirma o comando da Operação.