Reciclagem de óleo de cozinha é destaque na Semana do Meio Ambiente de Maringá

Evento que dura três dias terá de Valdemar Bernardo Jorge, Secretário do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná.

foto: Thiago louzada/ PMM

A Semana do Meio Ambiente de Maringá acontece de 5 a 7 de junho. A abertura  acontece nesta segunda-feira, 5, às 14h no Centro de Ação Cultural de Maringá – CAC.

Em programa, o lançamento do Projeto Óleo Zero,  para reciclagem de óleo de cozinha usado, e o Programa Maringá pelo Clima. A programação da semana também inclui a criação do primeiro Pomar Urbano Sensorial de Maringá.

Confira a programação na íntegra:

Segunda-feira, 5

Local: Centro De Ação Cultural Márcia Costa (Cac), na Avenida XV De Novembro, 514

14h – Abertura da ′Semana de Meio Ambiente′, com o lançamento do ′Programa Maringá pelo Clima′ e lançamento do ′Projeto Óleo Zero′
– 15h – Palestra com o Professor Roger Paulo Mormul sobre o tema ′Pacto Global pelo Clima′
– 15h30 –  Apresentação de ações de empresas convidadas que contribuem para a agenda climática
– 16h –  Mesa redonda com autoridades, pesquisadores, gestores, empreendedores, técnicos sobre a temática mudanças climáticas.

Terça-feira, 6

Local: Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal

– 9h – Abertura do ′Encontro de Municípios Descentralizados′, com a presença do prefeito Ulisses Maia, secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge e diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza. Na ocasião, haverá assinatura do convênio de licenciamento ambiental pleno para Maringá e do convênio para monitoramento de águas subterrâneas no entorno do Parque do Ingá.
– 11h – Debates entre técnicos, fiscais e jurídico do IAT e Conselho Estadual de Meio Ambiente com municípios presentes.
– 14h30 – Treinamento prático em empresa de Maringá sobre fiscalização ambiental.

Quarta-feira, 7 

Local: Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina, 650

– 14h30 – Ações de educação ambiental com pinturas do projeto ′O Rio Começa Aqui′ e atividades de conscientização da comunidade
– 15h30 – Lançamento do I Pomar Urbano Sensorial com o plantio de mudas frutíferas no fundo de vale do Córrego Mandacaru.

Com informaçõe da ASC/PMM