O deputado estadual Requião Filho participou na manhã desta segunda-feira (16) de um manifesto organizado pelo Sindicato dos Empregados em Postos De Serviços de Combustíveis (Sinpospetro), entidade sindical representante dos trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. O ato ocorreu em frente à Câmara Municipal, em protesto ao ataque racista sofrido por um funcionário de um posto de combustível no Boqueirão, durante o feriado.
“Estamos aqui, em apoio não só a este trabalhador, mas a muitos outros que sofrem esse tipo de preconceito. São profissionais que dão duro, trabalham em feriados, finais de semana, e, muitas vezes, ainda são tratados desta forma humilhante e inaceitável. Estamos todos aqui para demonstrar nosso repúdio a qualquer ataque racista, xenófobo e preconceituoso. Inadimissível!”, declarou.
ENTENDA O CASO:
O episódio de intolerância racial e xenofobia aconteceu na capital paranaense. Um homem que se apresentou como empresário ao ofender um frentista com palavras racistas e xenófobas como “neguinho e nordestino”, já foi identificado pela Polícia Civil de Curitiba. O episódio aconteceu na sexta-feira, 13, e se difundiu amplamente nas redes sociais no final de semana.
As imagens mostram o cliente entrando na área de conveniência e se identificando como empresário e dizendo que tem CNPJ. Depois, o homem passa às ofensas: “Você ganha R$ 4 mil e eu pago três vezes mais só para chamar você de neguinho e nordestino”.