Reunião define estratégias de fiscalização no primeiro dia do decreto

Reunião define estratégias de fiscalização no primeiro dia do decreto

foto: Aldemir de Moraes

A entrada em vigor nesta sexta, 20, do decreto que suspende o funcionamento do comércio por 30 dias, mobiliza fiscalização e forças de segurança, entre elas a Guarda Municipal, da Secretaria de Segurança Municipal. O sucesso da principal medida anunciada pelo prefeito de Maringá, Ulisses Maia, de prevenção ao coronavírus, depende do apoio popular, essencialmente dos comerciantes. 
A estratégia de fiscalização foi discutida durante reunião na tarde desta quinta, 19, e definida a Praça da Prefeitura como ponto de encontro. Comerciantes flagrados descumprindo o decreto, ou seja, funcionando, serão advertidos. Podem ainda ser multados em valores que oscilam, de R$ 300 a R$ 5 mil, de acordo com o tamanho do estabelecimento.
“Não pretendemos aplicar nenhuma multa. Nossa expectativa é que o empresário entenda que se trata de uma medida extrema, mas necessária de prevenção. O momento é delicado e o envolvimento de todos é fundamental para que superemos esse momento de crise, de risco para todos”, afirma Orlando Chiqueto, secretário de Fazenda
Denúncias devem ser feitas pelo telefone 156 (Ouvidoria Municipal). O secretário municipal de Segurança, Clodoaldo Rossi, explica a importância da presença das equipes nas abordagens de fiscalização. ′′A atuação da Guarda Municipal e demais forças de segurança é essencial nesse momento. Nossas equipes estarão nas ruas para dar todo o apoio necessário′′, diz o Secretário.
fonte: ASC/PMM