“Por trás dessa inovação, há as tecnologias avançadas oferecidas pelo 5G e soluções de aplicação baseadas em Inteligência Artificial” – foto – La Repubblica Motori
A invenção experimental faz parte do programa “Arena do Futuro” da autoestrada italiana Brebemi A35 que liga Brescia, Bergamo e Milão, cidades do centro norte da Itália. Os projetos de desenvolvimento de infraestruturas prevê o uso de uma nova tecnologia que através de um sistema de indução de energia recarregará automóveis elétricos – Dynamic Wireless Power Transfer (Dwpt).
A apresentação da revolucionária invenção aconteceu na cidade de Chiari – província de Brescia e foi apresentada pelo presidente da autoestrada – Francisco Bettoni.
Trafegando em espaços espaços dedicados ao sistema, os automóveis entram em contato com bobinas posicionadas sob o asfato que transferem a energia ao veículos em trânsito. A tecnologia poderá ser usada por todos os veículos dotados de um receptor desenvolvido para levar a corrente elétrica diretamente ao motor.
Outro benefício direto da invenção é a possibilidade de reduzir o tamanho das baterias dos automóveis e o aumento de suas vidas úteis. Quando a invenção alcançará o desenvolvimento pleno.
O jornal italiano La Repubblica em sua edição dedicada a motores, dedicou amplo espaço a um artigo de Maurilio Rigo.
No artigo se lê que “O projeto piloto italiano, coordenado por A35 Brebemi e Aleatica, é o que está em estágio avançado de experimentação com a colaboração entre diversas excelências dos respectivos setores como Abb, Electreon, Iveco, Iveco Bus, Mapei, Pizzarotti, Politecnico di Milano, Prysmian, Stellantis, Tim, Fiamm Energy Technology, Roma Tre University, University of Parma, Fire Brigade e Ministério do Interior – Polícia de Trânsito . Após os resultados dos inúmeros testes realizados e ainda em andamento sobre essa tecnologia, em especial como parte do projeto italiano “Arena del Futuro”, foram confirmadas as vantagens concretas obtidas com o Dwpt”.
Por trás dessa inovação, há as tecnologias avançadas oferecidas pelo 5G e soluções de aplicação baseadas em Inteligência Artificial, que implementarão a troca de informações entre o veículo e as plataformas de gestão, em benefício da segurança viária e da eficiência da mobilidade.
“A tecnologia DWPT, em suas variáveis dinâmicas e estáticas de indução – enfatizam na sede – já despertou interesse em possíveis desenvolvimentos imediatos em nível comercial na Itália e no exterior, também graças à sua versatilidade, pois, além do uso em estradas e rodovias, sisli escort o mesmo é confirmar-se útil e ideal também dentro de outras infraestruturas, como portos, aeroportos e estacionamentos”.
fonte – La Repubblica