Agora Assaí está entre as sete cidades mais inteligentes do planeta, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) nesta quinta-feira (20) ao cumprimentar o prefeito Tuti Bomtempo (PSD) pelo ranqueamento da cidade do Norte Pioneiro no Fórum de Comunidades Inteligentes do Canadá (IFC). “Eu observei o ranking e Assaí tem a menor população em relação a outras seis cidades. Isso significa que a gestão pública tem que aliar todas as novas tecnologias, como a inovação, à qualidade de vida dos moradores das cidades”.
“Isso Assaí faz muito bem. É uma cidade muito aprazível, boa para morar e para viver e com uma população identificada com seus valores e sua cultura. Em Assaí há um grande sentimento de pertencimento dos moradores com a cidade. Estão todos de parabéns”, completou. Com uma população de 3.797 habitantes, Assaí aparece pela primeira vez no ranking das sete cidades mais inteligentes do IFC”, comemora.
Prêmios do Sebrae
Em junho, aponta Romanelli, a cidade venceu o prêmio Sebrae na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego. O projeto mobiliza professores e estudantes municipais e estaduais para fomentar a tecnologia da informação. “O principal foco deste projeto é construir uma política para manter os talentos locais encontrados nas escolas em Assaí, levando qualificação e cidadania, o que é muito bom também para o setor produtivo”, disse Romanelli.
O deputado também cumprimentou o prefeito Rafael Greca (PSD) pela inclusão de Curitiba entre as sete cidades inteligentes no IFC. “Assaí e Curitiba são as duas cidades da América Latina classificadas e avançaram para a premiação final. Curitiba está neste ranking pelo quarto ano consecutivo e em 2023 foi eleita a cidade mais inteligente do mundo”, disse Romanelli que representa as duas cidades no legislativo estadual e no governo paranaense.
Curitiba também venceu o prêmio Sebrae com o projeto Cidade Sustentável. As duas cidades foram premiadas pelas boas práticas de gestão pública em ambientes de negócios para micro e pequenas empresas. “Curitiba já uma cidade de referência mundial no transporte urbano e na criação dos parques municipais, uma iniciativa apontada agora como fundamental para evitar as enchentes e alagamentos”, disse Romanelli
Ranking IFC
Assaí e Curitiba avançaram para a última etapa da premiação do IFC em novembro, em Barcelona, na Espanha, onde será anunciada a vencedora de 2024. O Paraná foi o único estado a ter dois vencedores entre as dez categorias. Além das duas cidades paranaenses, integram a lista do IFC, Coral Gables (EUA), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Hilliard (EUA) e Yunlin (Taiwan).
O IFC é uma organização científica, sediada no Canadá, sem fins lucrativos dedicada à pesquisa de políticas de comunidades inteligentes. O foco é envolver todo o ecossistema da cidade, visando a criação de empregos e o desenvolvimento econômico sustentável.
(com informações da Agência Estadual de Notícias)