Romanelli (PSD) destaca papel da Itaipu no desenvolvimento sustentável

FOTO - VALDIR AMARAL - ALEP

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) presidiu nesta quarta-feira, 29, a sessão solene da Assembleia Legislativa do Paraná em homenagem aos 50 anos da Itaipu Binacional e afirmou que a hidrelétrica cumpre um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do Paraguai.

“Nestes 50 anos, a Itaipu se tornou um marco para a engenharia mundial, uma moderna fonte de energia limpa, um símbolo da união e da cooperação entre brasileiros e paraguaios e um modelo na gestão ambiental e responsabilidade social”, pontuou Romanelli. Segundo ele, agora a hidrelétrica binacional renova seu papel na sociedade paranaense com o programa Mais que Energia.

“É uma iniciativa que envolve os 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul para apoiar projetos relacionados à sustentabilidade, com recursos para ações nas áreas ambiental e social”, afirmou Romanelli ao reconhecer a importância da iniciativa autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e conduzida pelo diretor-geral brasileiro Ênio Verri. “Merece todo reconhecimento porque agora a Itaipu, além da grandiosidade como geradora de energia, também vira referência pela contribuição ao desenvolvimento sustentável das nossas cidades”.

Na solenidade, a Itaipu recebeu um diploma de menção honrosa do Poder Legislativo e também houve o lançamento de um selo comemorativo pelos Correios. “A história da hidrelétrica se renova a cada dia e se tornou tão especial graças à competência e ao compromisso dos trabalhadores, técnicos, engenheiros, ambientalistas e educadores que atuam nos diversos programas patrocinados pela usina”, disse Romanelli.

A constituição da Itaipu Binacional ocorreu em maio de 1974 e a geração de energia começou 10 anos depois. A homenagem ao cinquentenário foi proposta pelo deputado Professor Lemos (PT) e assinada pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro-secretário, Alexandre Curi (PSD), e pelos deputados Hussein Bakri (PSD), Arilson Chiorato (PT), Doutor Antenor (PT), Goura (PDT), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Ana Júlia (PT) e Luciana Rafagnin (PT).