A Prefeitura de Sarandi decidiu agir com rigor no confronto da empresa responsável pela administração das linhas férreas que atravessam a cidade e já transformou três notificações em multas que juntas somam R$ 104 mil.
A RUMO Logística opera cerca de 14 mil km de malha ferroviária no país e 4,5 deles, nove quando se considera as duas margens da linha férrea, atravessam a cidade de Sarandi. De acordo com a administração municipal a empresa não atendeu os vários pedidos e notificações enviadas pelo município pedindo a limpeza das margens dos trilhos.
“Convertemos em multa as notificações feitas à empresa para que cumprisse com a obrigação de executar a limpeza do entorno dos trilhos”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Flávio Silva. “Mesmo notificada a cumprir com suas responsabilidades, a empresa permanece omissa, nos restando aplicar e ampliar o valor das multas”.
A Prefeitura já avisou a Rumo, que caso os trabalhos não sejam realizados em tempos breves, o valor das multas poderão dobrar.
“Enviamos notificações para a sede da empresa em Curitiba e também para o escritório regional, em Maringá, sem que nenhuma manifestação fosse feita. Diante do descaso, aplicamos a multa”, explica o secretário.
Entre as medidas que a prefeitura avalia colocar em ação caso a empresa continue se abstendo de atender aos pedidos, está a de mover ação judicial impondo multa diária e até mesmo proibindo a passagens de comboios pela malha ferroviária que corta a cidade.