A Rússia suspendeu a participação no tratado New Start, assinado em 2010 juntamente com os Estados Unidos tendo em vista a redução do armamento nuclear. O anúncio foi feito por Vladimir Putin, que fez questão de sublinhar que não abandonava o tratado e que se tratava de uma simples suspensão.
O chefe de Estado russo falou durante cerca de 1h45m e apontou as armas ao Ocidente, que acusou de criar uma agenda antirrussa para afastar de Moscou regiões que estavam historicamente próximas, com o objetivo de ter poder ilimitado.
Putin disse ainda que a Ucrânia não passava de um “refém dos seus mestres Ocidentais”. O líder russo deu ainda a conhecer a sua versão dos acontecimentos sobre a guerra que começou há praticamente um ano:
“Foram eles que começaram a guerra, nós recorremos à força para a parar. Defendemos a vida das pessoas, a nossa casa e lutamos contra o objetivo do ocidente, o domínio desenfreado. Já gastaram mais de 150 mil milhões de dólares para instigar e armar o regime de Kiev.” EURO NEWS