A Consulta Pública para o Salão Maringaense de Arte Contemporânea encerra nesta quinta-feira, 24. Até as 23h59 os artistas de Maringá podem opinar, sugerir e até mesmo contestar a minuta do chamamento público que está disponível no site MARINGACULTURA.
A primeira edição do Salão está inserida no contexto do 4º Seminário Maringaense de Arte Contemporânea – SMAC 2024. A intenção da secretaria de Cultura, é abrir o Salão no dia 14 de dezembro de dezembro desse ano e manter as obras expostas até dia 25 de fevereiro de 2025. A exposição das obras que vão compor o Salão vai acontecer no Centro de Ação Cultural de Maringá – CAC.
A minuta do edital que pode ser modificada justamente através da Consulta Pública que termina nesta quinta (24), indica provisoriamente a seleção de 17 obras já executadas para compor a exposição; duas delas serão adquiridas pela Semuc e passarão a compor o acervo Cultural do município.
O valor total do edital é de R$ 50 mil com possibilidade de suplementação de recursos remanescentes de outros editais culturais que não foram alocados.
O secretário municipal de Cultura Paulinho Schoffen ressalta a importância da participação de todos porque o evento que é inédito para Maringá está inserido na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
“Quero que todos acessem e deixam suas opiniões que vão chancelar a iniciativa que nasce da uma reivindicação da própria classe artistica maringaense. Com a PNAB a gente viu uma oportunidade de contemplar essa idéia que pode passar a ser parte da agenda cultural da cidade daqui para frente já que no futuro teremos mais recursos desse fundo”, explicou Schoffen.