Há mais de uma década que o plano de revitalizar a sede da prefeitura de Santa Fé e a praça que leva o nome do fundador da cidade – Militão Bento França, esbarra nos malabarismos economicos que todo prefeito tem que fazer para manter as contas de acordo como estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, e ao mesmo tempo manter os serviços oferecidos à cidadania.
Foram duas emendas parlamentares, um de R$ 500 mil do deputado estadual Ademar Traiano (PSD), e outra de R$ 300 mil do então deputado federal Enio Verri (PT), hoje presidente da Itaipu Binacional, que resolveram o problema devolvendo o brilho que o local que já assoprou 50 velinhas merece.
A cerimônia aconteceu na sexta-feira, 24, com a presença de vereadores e vários ex-prefeitos que passaram pela praça despacharam no Paço Salvador de Domênico Sobrinho.
O ex-prefeito por três mandatos, Pedro Brambilla, pai do atual prefeito Fernando, disse que era uma obra importante, que oferece dignidade aos servidores e uma imagem adequada do Poder que está ali para servir a cidadania.
“Nós quando estamos como prefeito, estamos para servir. Quem exerce esse cargo tem que saber disso, e em Santa Fé, apesar das divergências políticas naturais de toda cidade, os prefeitos eleitos sempre foram muito respeitosos e souberam ouvir os adversários políticos fazendo com que a cidade caminhasse sempre para frente. Eu passei por três mandatos e no meu primeiro mandato enfrentei inflação de 80% ao mês e nem por isso deixamos de servir a população”.
O atual prefeito Fernando Brambilla fez coro às palavras do pai e exaltou a presença do deputado federal constituinte Tadeu Bento França – filho do fundador da cidade.
“É um dia histórico para nós. Essa homenagem ao nosso fundador Militão é também por extensão ao Tadeu que é um filho dessa cidade, muito nos honra. Gostaria de agradecer aos deputados Traiano e Verri que nos ajudaram com as emendas que hoje se materializam com a praça revitalizada e com o prédio do prefeitura reformado”.
MILITÃO BENTO FRANÇA – NOME DA CIDADE VEIO DA IMOBILIÁRIA DO FUNDADOR
Representando a família do homenageado fundador da cidade, o professor Tadeu Bento França discursou ao público presente, salientando a trajetória do pai migrante, que na década de 40, deixou a cidade natal de Arraias, norte de Goiás e hoje Tocantins e constituiu a Imobiliária Santa Fé, empresa responsável pelo loteamento que deu origem à cidade de Santa- Fé do Paraná.
O orador, que, além de professor da Universidade Estadual de Maringá, participou da vida pública tendo sido vereador, deputado estadual, deputado federal constituinte e o primeiro secretário de Estado do Meio Ambiente do Paraná externou os melhores agradecimentos ao Poder Executivo e Legislativo de Santa Fé pela homenagem que perpetuou o nome de Militão Bento França na história do Paraná.
Reveja o discurso de Tadeu Bento França