SARANDI: Rede de Esgoto se aproxima de 80% cobertura do território

Administração prevê conclusão das obras para o fim de 2024

foto - ASC/PMS

Sarandi comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com avanço numa área fundamental para a saúde e a qualidade de vida: saneamento. Em 2017, primeiro ano de mandato do prefeito Walter Volpato, o município contava 7% de rede de esgoto. Hoje, cerca de 80% da cidade está coberta pelo sistema e os investimentos apontam que até final de 2024 toda a cidade será servida por rede coletora.

Desde início dos anos de 1980, quando passou a existir como município, Sarandi convivia com fossas sépticas, um modelo arcaico de recolhimento de dejetos que, entre tantos riscos, pode comprometer a saúde via contaminação da água. A partir de 2017, amplo projeto de reorganização urbana incluiu como prioridade a expansão da rede de esgoto. Desde então, as obras avançaram de forma contínua.

“Saneamento básico, o que inclui, essencialmente, asfalto e rede de esgoto, é fundamental para promover desenvolvimento e qualidade de vida. Priorizamos investimentos nessa área, preparando a cidade para os desafios do crescimento sustentável”, afirma o prefeito Walter Volpato. “O reforço da infraestrutura urbana preparar o município para receber mais recursos privados e assim gerar emprego e renda”, afirma o prefeito.

Próximo de completar 42 anos, a cidade com 130 mil habitantes se posiciona entre as 20 mais populosas do Paraná e, assim, segue um roteiro de acelerado desenvolvimento, alargando seus horizontes urbanos, mas de forma sustentável. Asfalto, galerias pluviais, rede de esgoto e outros investimentos na melhoria da qualidade de vida fazem de Sarandi um dos municípios mais promissores do estado.