De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hepatite cresce cinco vezes mais do que a Aids e 2,6% da população brasileira pode estar infectada com o vírus do tipo C.
É de olho nesses dados que a secretaria de Saúde de Sarandi anuncia para amanhã, 7, um mutirão para realização de testes de hepatite B e C. A Ação faz parte do Junho Amarelo e está programada para acontecer em frente à sede da pasta na avenida Londrina. O atendimento acontece das 8 às 12 e das 13 às 17h.
O resultado do exame fica pronto em vinte minutos e em caso de o teste indicar positividade, o paciente será encaminhado a fazer exames laboratoriais mais profundos a para atendimento por médico especialista.
Em Sarandi, 700 pessoas fazem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contra as hepatites.
A vacina contra a hepatite B está disponível em todas as UBS’s, podendo ser aplicada desde o nascimento até 29 anos.
HEPATITE:
A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus. As hepatites virais mais comuns no Paraná são A, B e C. Entretanto, a única com vacina disponível é a tipo B. A identificação e o tratamento são de extrema importância considerando que doença pode levar à cirrose hepática e ao câncer de fígado.
A doença não apresenta sintomas aparentes na fase inicial e os primeiros sinais de contaminação são fraqueza, olhos e pele amarelados, vômito, dor de barriga, fezes esbranquiçadas, urina escura e fígado inchado.