Para reforçar a segurança e garantir atendimento mais rápido e eficaz, a Prefeitura de Maringá entregou nesta sexta-feira, 7, a base da Guarda Civil Municipal na Zona Sul. A instalação do novo local faz parte do compromisso do município em instalar módulos de segurança de forma descentralizada. Anteriormente, a Guarda Civil contava apenas com uma base, a sede, que fica localizada na região Central. Agora, com o novo local, o atendimento das ocorrências na região ganhará mais rapidez.
A cerimônia ocorreu na nova base, localizada na Vila Emília, e contou com a presença do prefeito Silvio Barros, da vice-prefeita Sandra Jacovós, do secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves, do delegado-chefe da Polícia Civil, Adão Loureiro Rodrigues, do vereador Pastor Sandro, que representou a Câmara de Vereadores, além de outros vereadores, secretários municipais e autoridades locais.
O prefeito Silvio Barros destacou que a implantação dos módulos de segurança é um compromisso adotado que atende a diversas demandas da comunidade. “Além deste módulo na Zona Sul, vamos implantar outros em Iguatemi, Floriano e na Zona Norte para que possamos garantir mais tranquilidade e segurança para a população. A cidade é grande e nosso objetivo é que a guarda esteja mais próxima das pessoas”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves, explicou que todo o patrulhamento e atendimento de ocorrências na Zona Sul serão realizados a partir da base. A Patrulha Ambiental, que atuará fortemente para fiscalizar e coibir o descarte irregular de resíduos e outras infrações, também ficará no local. “É um espaço que proporciona melhores condições de trabalho aos agentes da guarda e também garante mais eficiência aos atendimentos das ocorrências”, disse.
As bases da Guarda Civil Municipal são pontos de apoio instalados em locais estratégicos e garantem que os agentes estejam mais próximos da comunidade. A ação faz parte da operação Maringá Mais Segura, que fortaleceu a presença da Guarda Civil Municipal em espaços estratégicos para monitoramento e prevenção de crimes. Além da região Sul, um dos locais que ganharão uma base é o distrito de Iguatemi. No distrito, o município realizará a estruturação de um imóvel para o funcionamento da base, mas de imediato já empenhou efetivo para atendimento e patrulhamento 24 horas.
A base da Zona Sul foi viabilizada pela Secretaria de Segurança Pública e contou com o apoio das secretarias de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil para a realização da reforma, manutenção e adequações necessárias no prédio. O espaço reúne salas de escritório, refeitório, banheiros e vestiários, além de um amplo pátio para estacionamento de viaturas.