A primeira reunião do ano de 2023 dos prefeitos da Amusep aconteceu na manhã desta sexta-feira , 10, na sede da associação, na histórica avenida Nóbrega, 370.
Os prefeitos receberam representantes das Polícias Militar e Civil. Os comandantes do Terceiro Comando Regional, coronel Ademar Carlos Paschoal; do Quarto Batalhão, ambos com sede em Maringá, major José Renato Mildemberger Júnior; e da Nona Companhia Independente da Polícia Militar (PM), com sede em Colorado, major Erivelto Ferreira Coelho, participaram da reunião e ouviram dos prefeitos velhas demandas que são compartilhadas como ideias pelos orgãos de segurança. O deputado estadual do PP, Adriano José também participou da reunião.
Em primeiro lugar na classificação, os prefeitos indicam a necessidade aumentar o efetivo de policiais nas cidades, mas cada município tem suas peculiaridades. Não faltam veículos, armas ou munição, mas há necessidade de repor o efetivo de servidores da Segurança que já estão aposentados.
O prefeito de Santa-Fé – Fernando Brambilla afirma que os problemas de falta de segurança que a cidade administrada por ele são similares aos das outras cidades da região e que somente um planejamento de concursos e contratações inserido dentro de um plano de políticas públicas por parte do Governo do Estado pode reverter o quadro atual de defasagem de policiais que faz com que algumas cidades tenham apenas dois agentes em serviço, mutas vezes tendo compartilhar com outros municípios.