O Dogão vence o Andraus em Curitiba por 3 a 1 e afasta momentâneamente a crise no clube maringaense que vinha de uma derrota medonha para o sub-20 do Coxa em pleno WD. O Dogão saiu na frente com Léo Ceará aos 17 minutos, tomou o empate logo no início do segundo com gol de Júlio César; depois Castilho mexeu quatro vezes no time, reforçou o ataque e fez mais dois com Rodrigo aos 25 e Júlio César aos 27. A vitória era uma obrigação para um time que milita na Série C do Brasileiro em confronto do Andraus que só joga o Paranaense e luta para não cair de divisão. A novidade do jogo, o goleiro João Gabriel salvou o Maringá de tomar a virada quando o jogo estava 1 a 1 e deve ganhar credibilidade para seguir como titular, pelo menos por enquanto. Dheimison que falhou em dois jogos consecutivos (Londrina e Coritiba) não ficou nem no banco de reservas neste domingo. Respondendo a pergunta do repórter da Jovem Pan Maringá – Gabriel Ortiz durante a entrevista coletiva ao final do jogo, o técnico Jorge disse que conversou com Dheimison e que o goleiro que vem de uma cirurgia no joelho, precisa de tempo para recuperar sua melhor forma e concordaram que ele não precisava viajar com o grupo. Com a vitória e com os resultados dos outros jogos o Dogão sobe para nove pontos, e com a vitória do Londrina por 3 a 0 sobre o Paraná fica com a quarta colocação atrás de Operário que tem 11, de Londrina com 10, de Cianorte em terceiro com 9. Em quinto aparece Azuriz com 9, em sexto Athletico 8, sétimo Cascavel 8, e em oitavo Coritiba com 7.
O JOGO
O Dogão entrou em campo às 16h deste domingo, 26, em Curitiba com a missão de tentar dissipar minimamente a péssima impressão que deixou quando perdeu por 2 a 0 para o sub-20 do Coritiba, também conhecido por Coxinha. A vitória contra o Andraus hoje é mais do que uma obrigação para o time de Castilho. As falhas contra Londrina e Coritiba fizeram com que o técnico do Maringá Futebol Clube substituisse Dheimison por João Gabriel. Dheimison neste domingo não figura nem mesmo entre os relacionados para o jogo. Assim, o Dogão entrou em campo contra o Andraus com João Gabriel no gol, três zagueiros, Tito, Ronald e Vilar; Max Miller, Rodrigo, Zé Vítor e Léo Ceará; Robertinho, Negueba e Maranhão.
O jogo na enorme e vazia Baixada começa equilibrado. Quem chega primeiro perto de abrir o placar é o Andraus com Lucas que recebe cruzamento da linha de fundo, pega de primeira, a bola bate na rede pelo lado de fora e por um segundo deixa a todos a impressão de que tinha entrado. Trinta segundos o Maringá chega numa jogada similar, mas dessa vez é a zaga que intervém para salvar o time de Sturion.
DOG 1 A 0: Léo Ceará abre o placar para o Dogão
17 minutos de bola rolando; Negueba recebe bola
no bico da grande área, avança e cruza; Maranhão e
Rodrigo se enroscam em frente ao goleiro, a bola
sobra para Rodrigo que rola para com Léo Ceará que
já dentro da pequena área mete o pé na bola
e afunda as redes. Maringá 1 a 0
A partida no campo sintético do Athletico exalta a baixa qualidade técnica da partida, mas é bem melhor do que a lagoa verde que se viu ontem no Couto Pereira. Aqui a impressão que se tem é que estão jogando sobre uma mesa de sinuca onde a bola espirra, ganha velocidade como as antigas bolas dente de leite.
MARANHÃO PERDE CARA A CARA
Aos 26 minutos o Andraus vacila e uma bola recuada do meio-campo para a defesa vira um lançamento para Maranhão que recebe, tenta driblar o goleiro que é mais ágil e tira a bola dos pés do atacante que perde um gol incrível.
ZAGUEIRO DO ANDRAUS SALVA EM CIMA DA LINHA
31 minutos e Maringá apesar de não ameaçar muito toma conta do jogo e controla o Andraus. O time porém chega de novo muito próximo de ampliar o placar quando Rodrigo recebe bola dentro da grande área, chuta e bate o goleiro, mas não passa pelo zagueiro Diego que de ombro tira a bola em cima da linha de gol.
GOLEIRO DO ANDRAUS SALVA MAIS UM GOL
O goleiro Denison salva o Andraus aos 34 minutos. Robertinho recebe lançamento pela direita, cruza na pequena área, mas o Denison lê a intenção do atacante e intercepta o cruzamento rasteiro; se passa Maranhão e Rodrigo receberiam a pelota livres.
Depois de três perdidos em sequência, Maringá seguiu dominando o jogo, mas não criou mais nada significativo e teve que se contentar de ir para o vestiário vencendo pelo placar mínimo.
2º TEMPO
QUEM NÃO FAZ LEVA: ANDRAUS EMPATA COM JÚLIO CÉSAR
Quem não faz leva e isso faz exceção nem para o Dogão,
por isso o Andraus levou menos de dois minutos para
empatar a partida. Diego lança Júlio César que ganha
do zagueiro Vilar que tenta parar a jogada com falta,
mas não consegue; ele bate forte para o fundo das redes.
Andraus 1 x 1 Maringá
O Dogão se assusta e tenta reagir com Robertinho que chuta forte de fora da área. A bola vai alta bem no meio do gol. Demison salta e desvia pela linha de fundo. Castilho tira Vilar e põe em campo Lucas Black aos nove minutos. O técnico sabe que precisa da vitória e tira um dos três zagueiros.
O Andraus começa a gostar do jogo, mas se assusta com o gol de Maranhão aos doze minutos. Para sorte do time azul e amarelo o atacante maringaense estava impedido.
Aos 13 Júlio César chuta forte de dentro da grande área e obriga João Gabriel e fazer grande defesa. Com o Andraus se assanhando sobra mais espaço e o Dogão tenta aproveitar para sair rápido nos contra-ataques.
JOÃO GABRIEL FAZ MILAGRE
Júlio César recebe bola nas costas da defesa, ganha fácil de novo e fica cara a cara com João Gabriel que sai fechando os espaços. O atacante escolhe o canto e bate no direito; João Gabriel voa e põe a bola para escanteio salvando o Dog de tomar o gol da virada.
18 minutos de jogo: Castilho mexe de novo e manda a campo Vitinho no lugar de Robertinho, Moraes no lugar de Maranhão e Júlio César no lugar de Maranhão.
A mudança surte efeito e o Maringá volta a pressionar. Aos 21 Denison salva o Andraus em um chute de fora da área.
25 MINUTOS – RODRIGO RECOLOCA MARINGÁ NA FRENTE – 2 A 1
Na primeira participação do zagueiro Vitor do Andraus ele perde o tempo da bola, Rodrigo rouba e toca na saída do goleiro: 2 a 1 para o Maringá
27 MINUTOS – JÚLIO CÉSAR FAZ 3 A 1
Negueba cobra escanteio e Júlio Rodrigues que está no primeiro pau ganha de cabeça e faz 3 a 1.
Com dois gols de vantagem Castilho tira Rodrigo aos 33 minutos e manda a campo Parrudo para proteger o meio-campo.
O Dogão aumenta a pressão na reta final e massacra o Andraus, mas termina perdendo pelo menos mais três gols. Final de partida, Dogão se reabilita e vence por 3 a 1. Na quarta, 29, o time de Castilho pega o Rio Branco no WD. Nesta rodada o time de Paranaguá surpreendeu ao bater o Cianorte por 2 a 0.
Já o Andraus pega o Coritiba no Couto Pereira na quinta-feira, 30, às 20h.
Vitória básica, mas nada muito significativa porque o adversário é inexpressível. Agora é entrar com tudo contra o Rio Branco sem perder o foco para não ser surpreendido.