Com Messi fora de campo por uma contusão no tornozelo direito, Argentina e Colômbia tiveram que disputar a prorrogação para ver quem ficaria com a taça da Copa América 2024. O placar de 0 a 0 no tempo normal pode até ser considerado justo, pois apesar do maior volume de jogo da Colômbia que chegou a acertar a trave de Martinez no começo do primeiro-tempo, faltou exatamente o gol para transformar tudo em supremacia.
No segundo-tempo a Argentina equilibrou as ações, e paradoxalmente cresceu muito após a saída de Messi que se machucou em uma disputa com John Arias.
Veio a prorrrogação e quando parecia que a decisão iria para as cobranças de pênaltis, veio o gol de Lautaro Rodrigues que havia entrado em campo justamente para substituir o maior jogador do mundo.
Aos 7 minutos do segundo-tempo da prorrogação a Argentina recuperou bola em sua intermediária com Paredes; em apenas três toques de primeira a bola chega a Lautaro que recebe nas costas da defesa colombiana e toca por cime do goleiro Vargas para fazer o gol da vitória.