O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi comemorado ontem, 2. Em Maringá a prefeitura junto com as organizações não governamentais que atuam no setor realizaram uma caminhada que partiu do Parque do Ingá até à Catedral reunindo centenas de pessoas em torno do tema.
Na manhã desta segunda-feira aconteceu a abertura da Semana de Conscientização do Autismo no auditório Hélo Moreira. A ação foi possível graças a uma Lei aprovada pela Câmara Municipal em 2015. A Lei de autoria do então vereador e hoje prefeito Ulisses Maia tem finalidade de disseminar informações sobre o tema e agrega diversas atividades destinadas a familiares de autistas, educadores e à população em um modo geral.
Ulisses lembrou em entrevista a OFATOMARINGA.COM que propôs e aprovou o projeto na Câmara e que agora como prefeito o executa.
“Não é uma iniciativa só da prefeitura; temos as ONGs que atuam e nos ajudam a promover informações sobre o tema com palestras, capacitações, tudo para chamar a atenção das pessoas porque ainda existe muita gente que sabe pouco sobre o autismo e que inclusive podem ter casos na família mas não são capazes de identificar”, disse o prefeito.
“Maringá já é considerada a melhor cidade do Brasil e ela precisa ser para todos, portanto trabalhamos para a inclusão das pessoas com deficiência e das pessoas com Transtorno Espectro Autista, e a realização dessa semana mostra que estamos no caminho certo”, disse o vice-prefeito Edson Scabora.
O secretário de Saúde Clovis Melo disse que “é missão da prefeitura levar informações para reduzir o preconceito e jogar luz sobre o tema”.
“Foi na nossa adminstração que aconteceu a implantação da Clínica do Autista, que hoje já ficou pequena e por isso estamos procurando um espaço novo, mais amplo, para podermos engajar mais pessoas no trabalho e assim atender mais e melhor toda a população que tem um Autista na família”, explicou Melo.