Semuc anuncia novos projetos no programa de eventos culturais de 2025

"Proposta do município é trabalhar calendário de ações e fechar parcerias entre iniciativa privada e poder público", explica o secretário municipal

Festa Literária Internacional deve voltar para o centro da cidade. Na foto de OFATOMARINGA.COM, alunos da Escola Dr. Prudente de Morais de Paiçandu visitando a FLIM na manhã da abertura da 11ª edição realizada em 2024. Foto: OFATOMARINGA.COM

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, planeja uma série de novidades para a programação cultural deste ano. Além da continuidade de iniciativas já consolidadas, como os editais culturais, a cidade terá projetos inéditos, como o Festival Medieval e outros desenvolvidos a partir de demandas da população.

O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destaca que os editais de cultura, que englobam o prêmio Aniceto Matti e os Convites às Artes, seguirão normalmente. “Sabemos da importância destes editais para os artistas. Além dessas atividades, vamos trazer novas ações para transformar Maringá em uma cidade palco de eventos.”

Flim 2025 – A Secretaria de Cultura também anunciou que a 12ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) será realizada na região central da cidade, com o objetivo de democratizar o acesso à literatura e ampliar o público leitor. A mudança de local permitirá a participação de um número maior de pessoas, incentivando a leitura e o mercado livreiro.

Novidades – Além disso, Maringá se prepara para realizar um evento medieval, previsto para ocorrer em outubro. A ideia é que o evento seja realizado em parceria com Leiria, cidade portuguesa que tem acordo de irmandade com Maringá e realiza a Feira Medieval de Leiria.

A iniciativa visa fortalecer os laços culturais internacionais de Maringá e oferecer um evento público inédito para a população. Em julho, representantes da Prefeitura realizarão viagem a Portugal para acompanhar o Festival realizado na cidade. O objetivo é conhecer o festival e trazer ideias e ações que podem ser adaptadas à realidade local.