foto: Aldemir de Moraes/PMM
O mês de setembro é marcado pela campanha nacional de prevenção ao suicídio. Entretanto, as ações preventivas, de conscientização e tratamento em relação à saúde mental da população são realizadas durante todo o ano pela Prefeitura de Maringá.
A coordenadora da Saúde Mental, Maria Heloísa Cella, explica que falar do Setembro Amarelo é enfatizar os cuidados com a saúde das pessoas em sofrimento. Além de reforçar que, em Maringá, a atenção é estendida a todos os meses do ano por meio da rede completa da Secretaria Municipal de Saúde ela enfatiza que buscar a ajuda de um dos profissionais da saúde é essencial. “Compartilhe essa dor com o outro, busque ajuda nos serviços de saúde”, estimula a coordenadora.
Por meio da Secretaria de Saúde, os quatro centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) são destinados para atender de forma integral e contínua pessoas com transtornos mentais graves e persistentes ou provocados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. Um dos centros, inclusive, é voltado para atendimento de crianças/ adolescentes e outro possui atendimento 24 horas com entrada na unidade entre as 7h e 19h. As unidades têm equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, médico psiquiátrico, terapeuta ocupacional e psicólogos.
A rede de atenção à saúde mental também é estendida para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com atendimento psicológico. Outro serviço é o Consultório na Rua para pessoas em situação de vulnerabilidade social. E o Hospital Municipal que possui emergência psiquiátrica 24 horas. A porta de entrada dos serviços é por demanda espontânea, ou seja, quando a pessoa vai direto à unidade, ou é encaminhada por outros serviços como hospitais e rede de apoio.
Como ajudar:
CAPS III: Possui 12 leitos de acolhimento de curta permanência. O acolhimento em leito acontece diariamente das 7h às 19 horas. O cuidado recebido no acolhimento em leito funciona 24 horas.
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650
CAPSI – Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Serviço para atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, cujo comprometimento cause prejuízos acentuados em vários aspectos da rotina diária.
Horário de funcionamento: 7h30 às 18h
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650
CAPS AD II – Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e ou Drogas: é um local que oferece tratamento para a população maringaense adulta, que apresenta intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool, tabaco, fármacos e outras drogas.
Horário de funcionamento: 7h às 18h
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650
Hospital Municipal – Emergência Psiquiátrica 24 horas
Rua. Ver. Gerson Soares Costa Kuriango esq. Av. Nildo Ribeiro da Rocha, s/n – Jd. Ipanema
ASC