SIPNOPSE
A obra de dança-teatro trata da força, da fé, da dor e da superação do preconceito racial no cotidiano na cidade de Pelotas, no Sul do Brasil.
Como é ser negra/negro sob a ótica de um/negro? Pelotas é conhecida como a Princesa do Sul, cidade do doce e da cultura erudita. Pouco se fala que sua opulência foi desenvolvida a partir da indústria do charque, cuja mão de obra escrava produziu uma elite aristocrática e rica. Axêro revê essa história e dá lugar aos personagens negros e à cultura milenar africana atualizada por seus corpos, trabalho e rituais.
Axêro é protagonizado por dois corpos negros, de uma mulher e de um homem, Gessi Könzgen e Jão Cruz, que instalam um ambiente de ritual e atualizam diferentes afetos diante do público. Estar em estado de axêro é suportar, amparado por algo que está ao lado.
GRUPO TATÁ
Grupo Tatá tem como foco a criação de obras cênicas para apresentação em escolas e espaços da comunidade de da cidade de Pelotas e região, principalmente escolas públicas, com o intuito de difundir a dança contemporânea e promover a arte-educação, contribuindo com a formação de público. O coletivo de criação nasceu no projeto unificado de mesmo nome, que desenvolve ações de extensão e pesquisa articuladas, do curso de Dança – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. O Tatá se profissionalizou e mantém algumas ações articuladas com a universidade, o que garante a manutenção da pesquisa e da responsabilidade social e pedagógica do grupo. Em 2019, o Grupo Tatá foi contemplado no Edital Procultura – Pelotas, idealizando a obra cênica Axêro. Sua estreia, marcada para abril de 2020, foi cancelada devido à pandemia da covid-19 e a obra necessitou ser adaptada para o audiovisual. Em 2023, a obra cênica Axêro recebeu o prêmio Pretas Potências na categoria Artes Cênicas – Espetáculo – Coletivo, realização da Preta Hub e Instituto Feira Preta. Também foi contemplada pelo Edital Sedac 03/2024 – Atos e Cenas, sendo apresentado no Teatro Oficina Olga Reverbel (Porto Alegre–RS) em julho de 2024.
O evento acontece a partir das 19,30h no Sesc Maringá que está localizado na Av. Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7, esquina com a Avenida Colombo.
O ingresso é gratuito mediante a doação de um brinquedo novo para a Campanha do Brinquedo 2024.