A União Postal Universal, UPU, lançou nesta quinta-feira o primeiro relatório sobre o estado do setor postal. O estudo identifica a conexão entre o desenvolvimento de serviços dos países e o crescimento econômico nacional, particularmente com crises financeiras.
Comparando as pontuações do desenvolvimento postal com o crescimento do PIB real, o relatório encontra correlações entre os níveis de desenvolvimento postal e a intensidade da recuperação econômica pós-pandemia.
Desenvolvimento econômico
A análise da UPU aponta que locais onde os correios voltaram a funcionar bem resultou em uma recuperação econômica mais rápida após a crise sanitária global.
Um cálculo apresentado no relatório mostra que sem os serviços postais, o PIB de um país poderia cair em quase 7%, destacando seu papel no desempenho econômico nacional sustentável.
Reconhecendo o desenvolvimento
No lançamento do estudo, durante o 4º Congresso Extraordinário da UPU, em Riade, na Arábia Saudita, a agência premiou países que apresentaram o desenvolvimento mais promissor no setor.
Áustria, França, Alemanha, Japão e Suíça alcançaram o mais elevado de desenvolvimento postal da UPU. O serviço postal suíço a alcançar a pontuação máxima pelo sétimo ano consecutivo em 2022.
Reconhecidos como “Estrelas em ascensão” pelo seu notável aumento anual no nível de desenvolvimento postal foram Omã, Eslovénia e Uzbequistão. Brasil, China, Estónia, Etiópia e Marrocos foram reconhecidos como líderes do desenvolvimento postal nas suas respectivas regiões.
Utilizando big data postal de 172 países, a UPU fornece a visão mais abrangente do desenvolvimento postal global em quatro dimensões: confiança, alcance, relevância e resiliência dos serviços postais.
Relevância do setor postal
Falando sobre o lançamento do relatório, o diretor geral da UPU, Masahiko Metoki, afirma que as conclusões devem servir como um apelo aos governos e outras partes interessadas para estabelecerem parcerias e investirem no crescimento do setor postal.
A UPU explica que o relatório fornece uma visão abrangente do panorama atual do setor, os desafios, inovações e potenciais caminhos para o futuro.onu news