A Pedagoga Leonice Faria, presidente da Associação Amo Down, inaugura nesta sexta-feira, 14, em Campo Mourão a exposição fotográfica “Sob e Sobre o Olhar Down – Jornadas Fotográficas”. O evento terá sua abertura oficial as 19h30 na Sala de Exposições da Unespar.
A proposta de realização da exposição nasce de um curso teórico e prático de fotografia que treze integrantes da associação “Amo Down”. O resultado do curso ministrado pelos fotógrafos Vanderlei Kuyava e Salete Kuyava foi tão animador que a asssociação decidiu que era o caso de colocar o material à mostra.
O resultado do aprendizado poderá ser apreciado pelo público na exposição “Sob e sobre o olhar down – Jornadas fotográficas”. Os fotográfos que ministraram o curso também realizaram fotos com os alunos e seus familiares.
Um dos treze artistas Down que terão seus trabalhos expostos em Campo Mourão é o Nicolas Faria; ele é filho de Leonice que também assina a curadoria da exposição.
“O projeto nasce com a idéia de revelar como é o dia a dia de uma pessoa com sindrome down. Queremos mostrar à sociedade que as pessoas com síndrome conseguem fazer qualquer coisa como outra pessoa qualquer, basta terem oportunidades, explica a professora.
“Esse projeto foi realizado pensando na inclusão das pessoas com Síndrome de Down, envolvendo também seus famíliares“, conclui Faria.
A exposição conta com recursos da Lei Fepac; instrumento que prioriza a produção Cultural no municipio de Campo Mourão desde 1998.
A mostra “Sob e sobre o olhar down Jornadas fotográficas” conta com o apoio institucional da NESPI – Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da Universidade Estadual do Paraná a UNESPAR, é realizada pela Lei de Incentivo a Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Campo Mourão.
Serviço
Exposição: “Sob e sobre o olhar down Jornadas fotográficas”
Quando : 14 de junho a 11 julho
Onde: Sala de Exposição da Unespar de Campo Mourão