Sociedade Rural do Paraná lança oficialmente a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial

Programada para ser realizada entre 6 e 16 de abril, ExpoLondrina movimentará a cidade com eventos técnicos, shows, parque de diversões, praça gastronômica e outras atrações

Nesta quinta-feira (26), no Parque Governador Ney Braga, foi feito o lançamento oficial da 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, que será realizada entre 6 e 16 de abril. Organizada pela Sociedade Rural do Paraná (SRP), a ExpoLondrina terá como principal tema, em 2023, a aproximação do campo com a cidade. O intuito é mostrar aos visitantes como essa integração com o setor agro dá vida a toda a cadeia produtiva, incluindo comércio, indústria e serviços.

A programação contemplará intensa agenda técnica voltada aos produtores rurais com temáticas que abrangem cultivos, tecnologia, eventos equestres, leilões, área comercial e industrial com lançamentos e exposições de veículos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. Também haverá uma praça gastronômica completa para atender a todos os paladares, parque de diversões, shows e rodeio. Na última edição, a ExpoLondrina recebeu mais de 500 mil visitantes, movimentando cerca de R$ 1,5 bilhão em negócios. Cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos são gerados durante o evento.

“A ExpoLondrina é onde acontecem os grandes negócios. É onde as marcas se apresentam para um público de mais de 500 mil pessoas. Preparamos um evento para toda a família encontrar diversão e vivenciar a aproximação do campo e da cidade. Será esta experiência que os nossos visitantes irão vivenciar durante os 11 dias de evento”, frisou o presidente da SRP, Marcelo Janene El-Kadre.

O prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, destacou a importância da ExpoLondrina para a economia da cidade, e parabenizou El-Kadre pelo empenho na organização do evento. “A ExpoLondrina envolve todos os setores da sociedade, e além do grande aspecto comercial, turístico e cultural, nesse ano há uma proposta de inclusão, o que me deixou encantado. Acompanho a exposição desde pequeno, e é um evento que se supera a cada edição, sempre com novidades. Tenho certeza de que todas as pessoas que vierem ao Parque Ney Braga sairão muito felizes e satisfeitas”, afirmou.

Responsabilidade social – Um dos destaques da 61ª ExpoLondrina será o foco nas áreas de sustentabilidade, inclusão e governança. A Praça da Inclusão, uma das grandes novidades deste ano, chega para despertar a atenção da sociedade a respeito do cuidado com pessoas com deficiências, além de provocar o debate sobre políticas públicas direcionadas a este público. Dividida em três espaços, a área, que está localizada logo na entrada principal do Parque Ney Braga, contará com locais para recepcionar pessoas com autismo, cadeirantes e outras necessidades, além de um intérprete de Libras e visitas guiadas para pessoas com deficiência visual.

Atenta à importância da sustentabilidade no campo e na cidade, a Sociedade Rural do Paraná realiza um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos gerados durante a ExpoLondrina. O trabalho é executado por empresas licenciadas ambientalmente e especializadas em consultoria e assessoria ambiental. O manejo dos resíduos sólidos passa pelo processo de segregação, acondicionamento, identificação, tratamento, coleta e transporte externo, e disposição final.

Tecnologia

O Pavilhão Smart Agro promete ser o celeiro da inovação durante a ExpoLondrina 2023, com apresentações e demonstrações de tecnologias aplicadas ao agronegócio. A atividade retorna à programação ainda mais robusta, ocupando todos os 2 mil metros quadrados do Pavilhão Nacional.

No espaço, empresas e instituições apresentam ideias e projetos inovadores e tecnológicos para o agronegócio e outros setores da economia. O local também será preparado para dar continuidade à missão da Sociedade Rural do Paraná de aproximar a nova geração do agronegócio, através de debates sobre o multiverso, robótica e outras tecnologias.

“Numa visão de futuro, a SRP atua hoje para levar essa nova geração para o agronegócio do amanhã. Nosso objetivo, através do Pavilhão Smart Agro, é debater inovação, possibilitar o aumento da produção de forma eficiente, oferecer soluções em agricultura de precisão, com aproveitamento de recursos, além de abordar a exportação de produtos e serviços”, explica o diretor de Inovação da SRP, Renan Salvador.

Pensando em proporcionar diferentes experiências e uma verdadeira rede de conexão para visitantes e expositores da ExpoLondrina, a Sociedade Rural do Paraná lança um projeto inédito, em parceria com a empresa Mobiw, de acesso à internet Wi-Fi de ultra velocidade em todos os pontos do Parque Ney Braga. Através da infraestrutura será possível fazer reuniões e transmissões on-line, baixar vídeos de alta resolução, entre outras atividades que pedem uma conexão de excelência.

Para ter acesso à rede de ultra velocidade, o valor para visitantes da ExpoLondrina é de R$ 10 reais, válido por 12 horas. Para o visitante que já estiver dentro do Parque basta acessar a rede de seu celular e selecionar a opção WiFi Rural. O pagamento pode ser via cartão de crédito ou Pix. Também é possível adquirir a internet diretamente no Estande de Vendas ou com vendedores espalhados pelo Parque.

Texto: Ulisses Sawczuk, com informações da assessoria da Sociedade Rural do Paraná