Sturion comenta vitória do Aruko por 1 a 0 na partida de ida das semifinais em Irati

Aruko bate o Iraty por 1 a 0 fora de casa. Na outra semifinal, o Arapongas faz três no Foz e depois cede o empate.

Sturion comenta vitória do Aruko por 1 a 0 na partida de ida das semifinais em Irati
                
                    Aruko bate o Iraty por 1 a 0 fora de casa. Na outra semifinal, o Arapongas faz três no Foz e depois cede o empate.

foto – Frame video facebook – Aruko Sports Brasil

O Aruko bateu o Iraty em Irati por 1 a 0 e ficou a um empate para conquistar a vaga na final da Terceirona do Paranaense de Futebol. O gol foi marcado por Marcelo Xavier aos 38 do primeiro tempo. No próximo sábado, 27, acontece a partida de volta no Willie Davids. O técnico do Aruko Claudemir Sturion comentou o bom resultado dizendo que o Aruko que complicou a partida e que o time poderia ter saído de Irati com um resultado mais elástico. O técnico ressaltou como fator negativo as perdas de Alef e André Carlos que reduziram o potencial defensivo do time maringaense.

Sturion comenta vitória na partida de ida – fonte – facebook Aruko

A CRÔNICA DAS DUAS SEMIFINAIS

Iraty e Aruko, protagonistas de uma das semifinais da Terceirona do Paranaense de Futebol eram até a tarde deste sábado, 20, como aquelas pessoas que são amigos nas redes sociais, mas que você nunca se viram pessoalmente. O que sabiam um do outro era só aquilo que cada um rendia público, e isso não incluía somente coisas boas. Do Aruko, o Iraty sabia das goleadas impostas e da invencibilidade, já o Aruko sabia da grande fadiga que foi para o tradicional clube do futebol paranaense conquistar uma vaga no prosseguimento do campeonato.

O primeiro dos dois encontros impostos, aconteceu na cidade do centro dos campos gerais – centro sul do Paraná. Jogo importante com poucas testemunhas em um estádio acanhado em que a presença de torcida certamente favoreceria o time da casa, coisa que não aconteceu. Na volta em Maringá marcada para sábado que vem, a reciprocidade será garantida por um acordo entre os times e não haverá torcida no Willie Davids

De favoritismo ficava difícil falar sobretudo porque a partir dessa fase, o formato do campeonato passa ao mata-mata, e em jogos secos tudo pode acontecer.

O jogo começou com o Aruko tendo mais posse de bola, buscando o gol desde o início, mas os ataques ninja esbarrou na retranca do Iraty, time mais habituado ao campo de aparência bonita, mas que esconde muitas deficiências.

O primeiro tempo se encaminhava para terminar com o zero predominando no placar e com a impressão de que o Iraty estava apostando na estratégia de uma bola só; aquela que garantiria o golzinho da vitória caseira para depois ir para Maringá só para ficar em onze dentro da área defensiva. Não funcionou. Aos 38 Marcelo Xavier, zagueiro capitão foi para o ataque e de cabeça abriu o placar após cobrança de corner.

Depois do gol, o Iraty resolveu sair para o jogo e só não fez o seu porque encontrou pela frente o ótimo Thiago Santos. Se a estratégia de jogar fechadinho era ruim, se jogar ao ataque desesperadamente é bem pior, e o Maringá começou a aproveitar os espaços que o Iraty deixou nos últimos minutos da etapa inicial. Por duas vezes o time de Maringá quase fez o segundo, mas mesmo perturbado pelo gol sofrido o time da casa conseguiu não piorar as coisas e foi para os vestiários com um prejuízo menor do que poderia ter sido.

 

ENQUANTO ISSO EM ARAPONGAS o Laranja Mecânica com seu time de meninos fez valer o fator campo e abriu o placar com apenas 14 minutos de jogo.  O jovem Diego bateu falta da altura dos 35 metros. O tiro saiu rasteiro, passou por um monte de jogadores na grande área, quicou duas vezes em frente ao goleiro e foi parar no cantinho da trave direita. Não dá para dizer que foi um frango do goleiro, mas ele poderia pelo menos ter colocado dois jogadores na barreira para evitar a surpresa desagradável que é receber um petardo direto no gol ao invés de uma bola levantada na área.

 

SEGUNDO TEMPO

EM IRATI, o time da casa, o Iraty, voltou querendo jogo; partiu para cima em modo passional, desorganizado e sabendo que deixaria o contra-ataque à disposição do Aruko. Já nos primeiros cinco minutos o time da Cidade Canção foi duas vezes ao ataque dando mostra que a qualquer momento poderia matar a partida.

O Aruko foi cozinhando o Iraty como se faz com uma sopa japonesa. Lentamente, sem correr risco, com muito tempero, seguindo a risca a receita. As saídas de André Carlos e Alef, ambos por contusão tirou do Aruko a característica que fez o time somar 36 gols em dez jogos da fase de classificação; A velocidade. 

  

EM ARAPONGAS, o Foz nem usou todo o tempo que tinha direito no intervalo; voltou para o campo disposto a usar a maior experiência para reverter a situação, partiu para cima do Laranja e tomou o segundo. Escanteio pela direita, bola levantada no segundo pau, cabeçada em direção ao meio da área e gol de Igor Dantas, também de cabeça. Os meninos do Laranja Mecânica destruiam taticamente e fisicamente o Foz que só tinha a experiência a seu favor. Faz calor e a diferença de idade entre os dois times acaba pesando para o time do oeste que começa a segurar os velozes garotos com faltas.

Batendo forte e partindo para cima do Laranja Mecânica o Foz só conseguiu levar o terceiro com Diego que roubou bola na entrada da área no ataque, driblou um adversário e soltou outro balaço indefensável para o goleiro do Foz. Tudo issso até os 30 minutos do segundo-tempo.. Grande prejuízo para o time do oeste que inconformado por estar atrás no placar se abriu, acabou levando três gols, em um resultado que ia complicando tudo para a partida de volta.

Mas como jogo de futebol só acaba quando termina, depois do terceiro gol, o Laranja se fechou um pouco e acabou levando um gol de Xavier de cabeça aos 38 minutos. 

O time de Arapongas sentiu o baque e em uma tabela com Xavier, André acertou um belo chute da entrada da área aos 42 minutos e reduziu ainda mais a diferença.

Aos 46 minutos o Foz chega ao empate com um gol de cabeça de Xavier mudando a panorama da partida de volta, coisa que até oito minutos antes se configurava como missão impossível.

O Laranja vai para jogar em Foz abatido; vencia por 3 a 0 e deixou o Foz levar para casa um empate com gosto de vitória.

Final Laranja Mecânica 3  x  3 Foz. 

Se o jovem time araponguense sentiu psicologicamente a responsabilidade, no próximo sábado terá que levar um psicólogo junto, porque no Estádio ABC, casa do Foz, o jovem time tem tudo para sucumbir de vez se não for capaz de aguentar a pressão.

 

FINAL EM IRATI

Em Iraty, na base dos chutões o time da casa até que tentou fazer pressão no finalzinho da partida, mas a derrota por um a zero nem foi tão mal negócio, porque poderia ter sido muito pior. Final Aruko 1 a 0. 

REVEJA OS DOIS JOGOS

Iraty 0 x 1 Aruko 

Transmissão à cargo da esportiva é da Samurai Black TV, comandada por Marcelino Silva, que também é responsável pelos comentários,

tem reportagens de Ivaldo Maciel e narração de Marcelo Henrique Galdioli.

Laranja Mecânica 3 x 3 Foz