Morreu esta quinta-feira na Praia Norte da Nazaré, Márcio Freire. É a primeira vítima mortal ligada ao surf na meca das ondas grandes em Portugal, o famoso canhão da Nazaré.
A morte foi confirmada pela Capitania do Porto da Nazaré. O comandante Mário Lopes Figueiredo descreveu Márcio Freire como um surfista experiente e explicou que o brasileiro teria caído durante a prática da modalidade.
O surfista ainda foi rebocado para a praia por um colega numa mota de água, mas já estava em paragem cardiorrespiratória, que se revelaria fatal.
“Lamentavelmente, nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local”, afirmou Mário Lopes Figueiredo, tendo assim registado “a primeira morte ligada ao surf nas ondas grandes da Praia do Norte”.
Márcio Freire tinha 47 anos, é descrito no Brasil como um dos surfistas pioneiros no domínio das ondas gigantes e conhecido como um dos “Mad Dogs”, o trio da Baía a que também pertencem Danilo Couto e Yuri Soledade.
O trio ficou famoso por enfrentar as poderosas vagas sem a ajuda de motas de águas para “subir” nas ondas e brilhou no documentário homónimo filmando nas ondas de Jaws, em Maui, no Havai. euronews