Taxa de infecção por Covid-19 dispara no sul de França

Taxa de infecção por Covid-19 dispara no sul de França

Tal como acontece todos os anos, em agosto os franceses vão de férias. Muitos dirigem-se para as montanhas ou o campo enquanto outros instalam-se na costa mediterrânica.  Mas o ambiente de férias leva muitos a esquecerem ou renunciarem às regras destinadas a evitar o contágio por Covid-19. É o caso de Marselha onde as regras de distanciamento social parecem estar a ser ignoradas em vários locais públicos como é o caso da praia do Prado. 

Ao longo da Riviera francesa, os restaurantes tentam proporcionar um ambiente relaxado e ao mesmo tempo aplicar as regras definidas pelo governo. “Nas férias as pessoas juntam-se, o ambiente é relaxado e as pessoas baixam a guarda. Cabe-nos a nós controlar e acalmar quaisquer excessos”, afirma o gerente do estabelecimento Club 55.

Mesmo assim, nem todos os estabelecimentos cumprem os regulamentos que obrigam os empregados de mesa a envergarem máscaras e a manterem o distanciamento. O afluxo de turistas e o relaxamento das regras levou ao aumento da taxa de infeção. Nas regiões do sul de França a taxa de reprodução do vírus é agora mais elevada do que na capital francesa. As autoridades sanitárias esforçaram-se por manter esta taxa abaixo de 1 e já alertaram que se este valor atingir 2 as consequências podem ser devastadoras.

“As cidades fizeram os possíveis para combater o aumento de infeções e retirar a região da zona de perigo. Há semanas que envergar máscara é obrigatório na maior parte dos bairros de Marselha. Outros locais de férias ao longo da costa mediterrânica seguiram o mesmo exemplo”, afirma o repórter da euronews em Marselha, Ryan Thompson.

Mas cumprir a lei tem-se revelado um desafio. A polícia relembra os residentes locais assim como os turistas de que usar máscara não é uma recomendação mas sim uma regra. Os prevaricadores podem enfrentar multas a partir de 135 euros. fonte:euronews