Um terremoto de magnitude 7,0 abalou uma grande área do norte da Califórnia, provocando um breve alerta de tsunami que afetou cerca de 5,3 milhões de pessoas ao longo da costa oeste dos Estados Unidos.
Foi sentido numa área mais a sul do epicentro, chegando mesmo a afetar a cidade de São Francisco, a cerca de 435 km de distância, onde os residentes descreveram abalos durante vários segundos. Seguiram-se várias réplicas de menor dimensão.
Não houve relatos imediatos de grandes danos ou feridos causados pelo terremoto, um dos mais fortes a atingir a Califórnia desde o de magnitude 7,1 que abalou Ridgecrest em 2019.
O alerta de tsunami esteve em vigor durante cerca de uma hora e foi emitido pouco depois do terremoto, cobrindo quase 805 km de costa, desde a orla da Baía de Monterey, na Califórnia, até ao norte do Oregon.
“Foi um terremoto forte, o nosso edifício tremeu, estamos bem, mas tenho muito que limpar”, disse Julie Kreitzer, proprietária da Golden Gait Mercantile, uma loja de comida, artigos e lembranças que é uma das principais atracções na localidade de Ferndale.
A região foi atingida por um terremoto de magnitude 6,4 em 2022 que deixou milhares de pessoas sem eletricidade e água.
A área noroeste da Califórnia é a parte mais sismicamente ativa do estado, onde três as placas tectónicas se encontram, disse a sismóloga Lucy Jones, na plataforma BlueSky.
Pouco depois do terreamoto, os telefones localizados no norte da Califórnia foram alertados para o tsunami pelo Serviço Nacional de Meteorologia com a mensagem: “Uma série de ondas poderosas e correntes fortes podem atingir as costas perto de si. Está em perigo. Afaste-se das águas costeiras. Desloque-se já para terrenos elevados ou para o interior. Mantenha-se afastado da costa até que as autoridades locais digam que é seguro regressar”.
Numerosas cidades apelaram à deslocação da população para terrenos mais altos por precaução.