Ao todo, servidoras(es) e magistradas(os) promoveram 5.904 audiências durante o mutirão. Ao todo, as 97 Varas do Trabalho em todo o Paraná e os 13 Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) realizaram 1.650 acordos para concluir ações trabalhistas pendentes.
A comunidade trabalhista no Paraná valoriza a cultura do entendimento. Em 2023, a Justiça do Trabalho encerrou 2023 com índice de 52% dos processos concluídos por meio da conciliação. Nacionalmente, o CNJ ainda não divulgou um balanço parcial das ações durante o esforço concentrado da Semana da Conciliação.
A campanha anual é realizada desde 2006 pelo CNJ e envolve todos os tribunais regionais do trabalho, tribunais de justiça dos estados e tribunais regionais federais. A mobilização envolve advogadas(os), partes e terceiros interessados, além de servidoras(es) e juízas(es) do Judiciário, para buscar a solução de conflitos.
É tempo de conciliar!
Neste ano, o tema da campanha foi “É tempo de conciliar!”. Esta edição reforçou a importância da conciliação como um método eficaz de resolução de disputas, com foco especial em questões trabalhistas. Na edição do ano passado, realizada entre 6 e 10 de novembro de 2023, foram conduzidas 119.118 audiências de conciliação, resultando em 74.474 sentenças e decisões de acordo em todo o Brasil.
ASC/TRTPR