O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirma ter “resolvido a inflação”, apesar da recente turbulência no mercado desencadeada pela adoção de tarifas globais.
Durante a sua reunião com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, na Sala Oval, na segunda-feira, Trump aproveitou o último relatório mensal sobre os preços no consumidor, que revela uma taxa de inflação de 2,4% em março.
“Temos de resolver os problemas e já resolvemos a inflação. Se olharmos para os números, os números são incríveis, na verdade. O mercado de ações está em alta. E não estamos a deixar que outros países se aproveitem deste país como fizeram nos últimos 40 anos”, disse Trump aos jornalistas.
O presidente dos EUA também apontou o anúncio do gigante tecnológico Nvidia de que irá produzir supercomputadores de inteligência artificial nos Estados Unidos pela primeira vez como prova do sucesso das suas tarifas.
“Bem, é um dos maiores anúncios que alguma vez ouvirão, porque a Nvidia, como sabem, controla quase todo o setor, que é um dos setores mais importantes do mundo, entre chips e semicondutores e tudo o resto. E eles são os maiores”, referiu Trump.
“E a razão pela qual o fizeram foi por causa das eleições de 5 de novembro e por causa de uma coisa chamada tarifas, como eu disse, a palavra mais bonita do dicionário”, acrescentou.
As declarações de Trump surgem na sequência de uma semana turbulenta nos mercados, durante a qual a sua administração reverteu algumas das suas tarifas mais agressivas.