A disputa entre o Presidente dos EUA, Donald Trump, e Elon Musk reacendeu-se de forma espetacular na terça-feira, com o bilionário da tecnologia ameaçando lançar um novo partido político e o presidente a avisar que as empresas de Musk podem perder milhares de milhões de dólares em subsídios.
A aliança política entre Musk e Trump parecia ter chegado a um desfecho dramático há um mês, numa guerra de palavras, com Trump a ameaçando atacar os interesses comerciais de Musk e o homem mais rico do mundo a pedir a destituição do presidente.
Embora Musk tenha recuado alguns dos seus ataques e Trump lhe tenha desejado felicidades, as hostilidades recomeçaram na segunda-feira, quando Musk voltou a criticar os cortes nos impostos e o projeto de lei de despesas de Trump.
Musk, que anteriormente liderou o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), destinado a reduzir as despesas do governo, atacou os republicanos por apoiarem o projeto de lei, referindo-se a ele como “suicídio político” e chamando o Partido Republicano de “partido Porky Pig”.
O proprietário da Tesla e da SpaceX também renovou as ameaças de criar um novo partido político, chamado “Partido da América”, se o projeto de lei fosse aprovado.
Os Estados Unidos “precisam de uma alternativa ao unipartidarismo democrata-republicano para que o povo tenha realmente uma voz”, escreveu Musk no X, a plataforma de media social de que é proprietário.
Isto aconteceu depois de Musk – que gastou centenas de milhões de dólares na campanha presidencial de Trump no ano passado – ter dito em maio que provavelmente gastaria “muito menos” em política no futuro.
“Sem mais lançamentos de foguetões, satélites ou produção de carros eléctricos, o nosso país pouparia uma fortuna”, escreveu Trump no Truth Social.
Sem subsídios, Musk “provavelmente teria que fechar a loja e voltar para casa na África do Sul”, acrescentou Trump.
Trump foi ainda mais longe na Casa Branca, mais tarde na terça-feira, quando questionado por um repórter se ele consideraria deportar Musk, que é um cidadão americano naturalizado.
“Eu não sei. Teremos de dar uma olhadela”, disse Trump.
Talvez tenhamos de pôr o DOGE no Elon”, acrescentou. “Vocês sabem o que é o DOGE. O DOGE é o monstro que talvez tenha de voltar e comer o Elon”. euro news