Ucrânia diz que mísseis russos sobrevoaram Romênia e Moldávia

Arquivo - Militares ucranianos

Dois mísseis de cruzeiro russos sobrevoaram hoje o espaço aéreo da Romênia, país da NATO, e a Moldávia, antes de entrarem na Ucrânia, afirmou o Chefe do Estado Maior do Exército ucraniano, Valery Zaluzhnyi.

Os dois projéteis foram “lançados do Mar Negro” e “atravessaram o espaço aéreo romeno às 08:33 (hora de Lisboa) antes de entrarem no espaço aéreo ucraniano”, disse Zaluzhnyi em comunicado.

A Romênia indicou que as informações do oficial ucraniano “ainda não foram confirmadas”.

Entretanto, a Moldávia referiu que um míssil entrou no espaço aéreo do país.

A Rússia lançou esta sexta-feira um ataque com mísseis “de grande escala”, que atingiu sobretudo pontos essenciais de produção e armazenamento de energia da Ucrânia, disse o Exército ucraniano.

Os militares de Kiev destacam que a Rússia disparou “seis mísseis de cruzeiro Kalibr” e pelo menos “35 mísseis S-300 (terra-ar)” contra alvos localizados em Kharkiv e Zaporijia.

As forças russas lançaram ainda “sete drones (aparelhos não tripulados) Shahed” contra pontos estratégicos na Ucrânia.

Várias explosões ocorreram também na capital depois de ter sido acionado o sistema de alerta antiaéreo e na mesma altura em que a Força Aérea tenta neutralizar um novo ataque com mísseis lançado pelas forças russas.

“Ouviram-se várias explosões na capital da Ucrânia na manhã do dia 10 de fevereiro [hoje], sendo parte do último ataque da Rússia, com mísseis, contra a Ucrânia”, referem as autoridades locais.

“A defesa aérea está atualmente ativa na zona [Kiev], de acordo com a administração militar”, indica a publicação Kyiv Independent através da rede social Twitter.

Ainda não é conhecida a existências de eventuais vítimas do ataque russo que foi desencadeado nas últimas horas. euronews