foto: ASC/UEM
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) acaba de ingressar no programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, engrossando a lista de instituições de ensino superior inscritas na iniciativa. Lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o projeto objetiva estimular os universitários a participarem do processo eleitoral atuando como mesários voluntários nas eleições deste ano. Em contrapartida, o trabalho será registrado como atividade extracurricular.
Nesta sexta-feira (1º/4), houve a assinatura do termo de adesão ao programa, em uma reunião ocorrida no Gabinete da Reitoria com a presença do vice-reitor, Ricardo Dias Silva, do presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, do diretor geral do TRE-PR, Valcir Mombach, além de assessores da presidência do TRE.
O desembargador destacou que além de estimular a atuação voluntária dos universitários o projeto busca construir uma cultura política participativa, despertando nos jovens o sentimento de pertencimento. “O projeto buscar conscientizar o jovem de que o País também lhe pertence”, disse o presidente do TRE-PR“, destacando em seguida que os jovens “não são o futuro, mas o presente da nação”.
Renovando a crença na educação como processo transformador, Dias Silva enfatizou a parceria com TRE como um ato em favor da democracia e da cidadania.
Sexagésima
Com a adesão da UEM, o projeto alcança 60 universidades, entre instituições públicas e privadas, de diferentes cidades paranaenses. Vale reforçar que a parceria garante a concessão de até 60 horas extracurriculares aos acadêmicos que exercerem a função de mesários nas eleições deste ano, caso atuem nos dois turnos do pleito, e de 30 horas, quando a participação for em um turno somente. Os inscritos receberão treinamento fornecido pela Justiça Eleitoral. As inscrições voluntárias já estão abertas, é só acessar este link.
ASC/UEM