UEM lança protocolo para acolher mulheres vítimas de violência de gênero

Documento aponta os procedimentos necessários para sistematizar e priorizar uma tomada de atitudes

Documento aponta os procedimentos necessários para sistematizar e priorizar uma tomada de atitudes. FOTO: ASC/UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, implementará o protocolo “ContrAbuso” de Acolhimento e Atendimentos às Vitímas de Violência Sexual na universidade. Com a presença da vice-reitora Gisele Mendes, o evento oficial acontecerá no dia 8 de março às 8h, no Restaurante Universitário (RU). Além disso, será servido um café da manhã para as servidoras da UEM.

A minuta de protocolo foi elaborada pelo projeto de mesmo nome “ContrAbuso”, criado na UEM em 2019, e buscou elaborar e executar ações na luta contra a violência sexual, sob a coordenação das professoras Carolina Laurenti, do Departamento de Psicologia (DPI) e Isadora Vier Machado, do Departamento de Direito Público (DDP). O documento, baseado no trabalho de conclusão do curso de Direito da UEM, defendido pela estudante Marina Andrade Batista, aponta os procedimentos necessários que a UEM deve adotar para sistematizar e priorizar uma tomada de atitude em relação atendimento de mulheres em situação de violência de gênero na universidade, amparada inclusive em parâmetros jurídicos.

Em agosto de 2022, a minuta do protocolo foi apresentada à Reitoria e, agora, será oficialmente implementada.

A UEM atualmente possui 1.735 servidoras que atuam na docência, na assessoria e na parte técnica servindo aproximadamente mais de 7 mil e 728 graduandas na modalidade EAD e presencial. Além de 839 mestrandas, 733 doutorandas e no pós-doutorado 31 mulheres. ASC