Os Jogos de Aventura e Natureza (JANs), acontecem desde 1999, sendo uma celebração da cultura e dos esportes indígenas. O JANs é organizado pela Secretaria do Esporte do Paraná em parceria com a Secretaria da Mulher e Igualdade Social e Pessoa Idosa. O evento ocorrerá nos dias 22 a 24 de agosto, no câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Segundo Denis Laurindo, coordenador de articulação de políticas públicas para Comunidades Tradicionais do Paraná, da Secretaria Municipal da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, esta será a terceira etapa de Jogos Indígenas. Os jogos são uma confraternização, de maneira que a sociedade possa conhecer, vivenciar a forma como tempo e espaço são mensurados dentro da cultura indígena.
Laurindo explica que a competição obedece a sua especificidade, a característica da cultura, “por isso que nós tratamos os Jogos como uma celebração, como uma confraternização entre culturas, tendo em vista que agrega as etnias diferentes do estado do Paraná: Guarani, Caigangues e Xetás, para além da competitividade, ou seja, mostrar a sua cultura, a sua tradição”.
As modalidades dos Jogos Indígenas agregam as modalidades de Arco e Flecha, Cabo de Guerra, Canoagem, Atletismo, Corrida com Tora, Xikunahity (Futebol de Cabeça), Futebol, Arremesso de Lança, Luta Corporal, Natação e Zarabatana.
A competição está dentro dos jogos de aventura e natureza, promovidos pela Secretaria de Esporte. É um convênio entre a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; Secretaria de Esporte; e a Superintendência Geral de Diálogo e interação Social. ASC/UEM