Ulisses explica redução da matriz de risco de “Alto para Moderado” em Maringá

Aumento da oferta de leitos de UTIs reduz pressão sobre o sistema e possibilita que a administração reduza a matriz de risco: "Teremos 25 novos leitos de UTIs exclusivo para a COVID, mas pandemia não acabou"

Ulisses explica redução da matriz de risco de "Alto para Moderado" em Maringá 
                
                    Aumento da oferta de leitos de UTIs reduz pressão sobre o sistema e possibilita que a administração reduza a matriz de risco: "Teremos 25 novos leitos de UTIs exclusivo para a COVID, mas pandemia não acabou"

O prefeito de Maringá Ulisses Maia publicou um vídeo em seu perfil de facebook para explicar os motivos que levaram o município a reduzir o nível de alerta para a COVID-19 no município. Até ontem, Maringá estava enquadrada como “matriz de alto risco”, mas de acordo com o prefeito, o aumento da disponibilidade de leitos de UTI com a iminente entrega de 11 leitos do Hospital Municipal e de outros 14 da rede de prestadores de serviço, o município contará com uma robusta estrutura que unida aos atuais 55, oferecerá um total de 80 leitos exclusivos, que garante a possibidade de reduzir o nível da matriz de “alto para moderado”

O número de contágios diários porém continua muito alto. Nesta segunda (3), o boletim de acompanhamento da COVID na cidade trouxe 75 novos contágios. Nos primeiros três dias de agosto foram registrados 176 positivados, entre eles há 12 crianças. No mês de julho, além dos 37 óbitos, a cidade também teve um recorde de contágios, 2.047, inclusos 73 crianças. Maringá contabiliza atualmente 55 óbitos. A taxa de ocupação das UTIs é de 65,80% na Geral Adultos e 56,36% nas dedicadas à COVID. Se os 25 novos leitos tivessem entrado em funcionamento nesta segunda, a taxa de ocupação nas UTIs dedicadas baixaria para 38,75%. 

O prefeito porém mostra-se consciente ao admitir que a redução da matriz é fruto somente do aumento da estrutura de leitos hospitalares e que isso não quer dizer que a situação relativa à evolução da doença no território seja menos grave.

“Aumentamos o número de leitos de UTI mas a pandemia não acabou. Vamos todos usar máscaras e continuar obedecendo todas as medidas de higiene e distanciamento social”, disse o prefeito. Veja o vídeo  

leia também:

* 6 crianças e uma adolescente de 13 anos estão entre os 75 contágios por COVID registrados em Maringá nesta segunda

* “Não vai ter volta às aulas”, diz deputado líder do governo Ratinho, Hussein Bakri (PSD)

* Homem de apenas 28 anos é o oitavo sarandiense a morrer de COVID-19

* Projeto treina cães para farejar pessoas infectadas pelo coronavírus