O Brasil suspendeu todas as exportações de frango para a Europa, confirmou a Comissão Europeia na segunda-feira, depois de o país ter notificado a Organização Mundial da Saúde Animal (OMA) de um surto de gripe aviária.
O Brasil notificou a OMAH da suspensão do seu estatuto de “indemne de gripe aviária altamente patogénica (GAAP)” após ter sido detectada gripe aviária numa exploração comercial em Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul.
A notificação tornou inelegíveis as importações de frangos e de produtos à base de aves de capoeira provenientes de qualquer região do Brasil, em conformidade com as regras da UE que estipulam que os países devem manter o estatuto de indemnidade de GAAP para poderem exportar produtos à base de aves de capoeira, o que significa que a UE não tem de impor uma proibição às aves de capoeira brasileiras.
Sem este estatuto, as autoridades brasileiras não podem assinar os certificados de sanidade animal exigidos para as exportações para a UE.
Embora a UE não seja o maior mercado de aves do Brasil (apenas cerca de 4,4% das exportações brasileiras de aves foram enviadas para a UE no ano passado), o país latino-americano continua a ser um dos principais fornecedores de aves para o bloco, representando 32% das importações de aves da UE em 2024, de acordo com dados oficiais da UE.
“A Comissão Europeia continua em contato com as autoridades brasileiras e confia nelas para garantir que não estão a ser assinados certificados de exportação da UE”, disse um porta-voz da Comissão à Euronews.
Como parte das medidas de contenção, cerca de 1,7 milhões de ovos – o equivalente a 450 toneladas métricas – foram destruídos no Rio Grande do Sul, de acordo com a Secretaria de Agricultura do estado.
O Brasil é o maior exportador de aves do mundo, abastecendo os principais mercados internacionais. A China continua a ser o seu principal cliente, seguida dos Emirados Árabes Unidos, Japão, Arábia Saudita e África do Sul.
Os especialistas em saúde estão cada vez mais preocupados com o fato de os casos de gripe aviária continuarem a aumentar entre as aves selvagens em todo o mundo, particularmente nos EUA, onde um surto entre aves de capoeira e vacas leiteiras resultou em 67 casos humanos confirmados e uma morte.
euro news