O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para o fato de a nova variante de preocupação (VdP), a Ômicron, está “provocando mais hospitalizações e levando a óbitos“, com um “tsunami de casos tão grande que está saturarando os sistemas de saúde por todo o mundo”.
Tedros Ghebreyesus procurou desta forma acabar com a ideia de que a nova VdP é mais ligeira do que as anteriores, o que pode levar muita a gente a reduzir as medidas de contenção do vírus e acabar por ainda agravar mais as infeções.
Só na semana que terminou sexta-feira, 7 de janeiro, foram relatados à Diretor-geral da OMS quase 9,5 milhões de infeções pelo SARS-CoV-2, um recorde e um agravamento de 71% em relação à semana anterior. Um balanço que Tedros Ghebreyesus receia ter sido desvalorizado.
Os números de hospitalizações mantém-se longe dos números de há um ano, mas continuam a subir e agravados sobretudo pelos não vacinados, atualmente a minoria nos países europeus, mas ainda um vasto número de pessoas vulneráveis à Covid-19.
EURO NEWS