As constantes flexibilizações que os novos decretos municipais da Prefeitura de Maringá concederam à cidadania, culminaram com maior circulação de pessoas, principalmente no centro da cidade. Na manhã deste sábado, 24, o movimento no centro da cidade era grande. Muita gente aproveitou o dia de folga para fazer compras no comércio e foi possível perceber a presença de muitos veículos provenientes de cidades da região.
A maioria das pessoas usavam máscara, e usavam no modo correto, o que é um pequeno alento, mas não dá para deixar de dizer que haviam lojas muito cheias e que como sempre, haviam pessoas que ainda teimam em não usar a máscara corretamente.
As consequências disso e de outras coisas piores como festas clandestinas, aglomerações noturnas e desobediências como as que foram registradas na noite de sexta, 13, na cidade, podem agravar a situação mesmo com a vacinação que apesar de caminhar lentamente, já começa a dar seus primeiros frutos. Ninguém pode imaginar que já é possível baixar a guarda.
VEJA TAMBÉM: Fiscais flagram aglomerações na zona 7 e loja de conveniência desrespeitando o toque de recolher
Hoje no centro foi possível observar que haviam muitos grupos de famílias compostos por pessoas idosas e crianças, algo que poderia tranquilamente ser evitado. A consciência é uma grande arma para combater a pandemia, mas como sempre acontece nesses casos, a maioria acha que quem tem obedecer são os outros.
Nos últimos três dias, os boletins epidemiológicos da Covid no município indicaram pequenos aumentos de contágios e elevaram a média que até terça-feira era de 115 para 122 contágios por dia. O número de óbitos por consequências ligadas ao vírus é de 206; em março foram 317. Leia o boletim de sexta-feira na íntegra