As principais capitais dos países da União Europeia organizaram espectáculos e eventos comemorativos para comemorar o início de 2025.
Os espectáculos foram realizados no exterior de monumentos emblemáticos de cada cidade. Eis um resumo de como algumas cidades acolheram a alegre ocasião.
Paris, França
A “Cidade da Luz” fez jus ao seu nome com um espetacular espetáculo de fogo de artifício que encheu os céus de Paris de cor e energia. Centenas de milhares de foliões, que encheram a capital francesa, ficaram encantados com o impressionante espetáculo.
O icónico Arco do Triunfo, na mundialmente famosa Avenida dos Campos Elísios, foi transformado num quadro gigante para um espetáculo de luzes que celebrou os marcos da cidade.
A cidade fez de tudo para celebrar o difícil ano de 2024, que se caracterizou por um sucesso notável e por uma agitação política interna.
A capital francesa foi a anfitriã dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no verão, que atraíram a atenção internacional.
A catedral de Notre Dame de Paris também reabriu após cinco anos de intensos esforços de restauração, depois de um incêndio em 2019 que quase destruiu um dos locais de culto mais conhecidos do mundo.
Os espectadores aplaudiram e deram as boas-vindas ao Ano Novo, e muitos deles esperam que o espetáculo deslumbrante seja um sinal de mais celebrações e sucesso em 2025.
Roma, Itália
Milhares de espectadores reuniram-se à volta do histórico Coliseu na capital italiana, Roma, para dar as boas-vindas ao Ano Novo.
O fogo de artifício iluminou os céus da cidade para alegria de milhares de foliões.
Foram organizados vários eventos em toda a cidade para os milhões de turistas que todos os anos desfrutam das celebrações.
Os espectadores apontaram lasers verdes, seguraram foguetes e aplaudiram ruidosamente quando o relógio bateu a meia-noite, dando início ao Ano Novo num ambiente de positividade e esperança.
Berlim, Alemanha
Também se realizou um espetáculo de fogo de artifício na capital alemã.
Os espectadores reuniram-se em frente à icónica Porta de Brandeburgo, em Berlim.
Cidadãos, residentes e turistas da cidade puderam desfrutar de uma longa celebração que durou vários minutos.
O fogo de artifício iluminou os céus com uma série de cores, enquanto a multidão apreciava o momento.
Atenas, Grécia
Talvez o espetáculo mais singular que se destacou da maioria das outras grandes capitais.
A capital grega, Atenas, optou por uma abordagem diferente.
A cidade organizou um espetáculo silencioso de fogo de artifício e luzes junto ao Pathenon, no topo da Acrópole, em Atenas, para assinalar a chegada de 2025.
É a primeira vez que a capital grega utiliza fogo de artifício silencioso para inaugurar o Ano Novo.
A cidade optou por utilizar um espetáculo visual inovador, recorrendo à pirotecnia e a fogos de artifício quimicamente avançados, especificamente concebidos para reduzir o volume emitido, mantendo as cores vivas do seu equivalente tradicional.
A decisão faz parte de uma visão da nova administração municipal que visa garantir que a alegre ocasião seja assinalada e celebrada visualmente de uma forma satisfatória, mas sem perturbar os animais de estimação ou a vida selvagem urbana.
euro news