Quer goste de fazer bonecos de neve ou de se sentar junto a uma lareira acesa e ver os flocos a cair lá fora, estar num lugar com neve na época do Natal vai certamente trazer um sorriso ao seu rosto gelado.
Com a neve a desaparecer gradualmente em muitas das estâncias de esqui populares da Europa Ocidental, viajar para mais longe pode ser a única solução.
A empresa de aluguer de férias Holidu reuniu as cinco cidades com mais neve da Europa com base no número médio de dias de neve por mês durante o inverno, para que se possa agasalhar e desfrutar da sensação festiva.
5. Helsínquia, Finlândia – 16,5 dias de neve por mês

Em quinto lugar está a capital finlandesa de Helsínquia, com 16,5 dias de neve por mês. Se quiser abraçar o ar livre, arranje um “pulkka”, um tipo de trenó que pode ser comprado em toda a capital. O Parque Sinebrychoff é um destino popular para os praticantes de trenó, com algumas colinas fantásticas para deslizar.
Quando estiver muito frio, faça como os habitantes locais e dirija-se a uma sauna para se aquecer e descontrair. Há muitas para escolher, incluindo a famosa Löyly, que tem três saunas aquecidas, um restaurante e uma piscina exterior, se estiver a sentir-se especialmente corajoso.
Se visitar a cidade durante o inverno, pode até dar um passeio no Mar Báltico gelado. Junte-se aos habitantes locais enquanto patinam no gelo, esquiam e fazem buracos para pescar.
4. Turku, Finlândia – 16,75 dias de neve por mês

Turku é a cidade mais antiga da Finlândia. Situada na costa sudoeste, está repleta de castelos medievais que datam do século XIII.
Uma das formas mais invulgares de explorar a cidade é com os patins de gelo. No inverno, o rio Aura, que serpenteia pela cidade, congela completamente, pelo que pode patinar ou passear ao longo dele para visitar diferentes pontos turísticos.
Se lhe apetecer algo cultural, visite o Museu Aboa Vetus Ars Nova, que combina arte moderna e artefactos antigos sob o mesmo teto.
3. Erfurt, Alemanha – 17,25 dias de neve por mês

Em terceiro lugar está a pequena cidade de Erfurt, a capital do estado alemão da Turíngia. Se procura um refúgio de inverno tranquilo, com uma população de apenas 213.000 pessoas, este pode ser o local ideal para si.
Com 17,25 dias de neve por mês, a cidade alberga uma arquitetura medieval única, incluindo a Catedral de Santa Maria, onde Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante, foi ordenado no século VIII.
A ponte Krämerbrücke, com os seus edifícios de cartão postal, é um ótimo local para tirar fotografias nas férias de inverno, e a Igreja de São Severo é um monumento gótico com cinco naves para explorar.
2. Vílnius, Lituânia – 18,5 dias de neve por mês
Em segundo lugar está Vílnius, na Lituânia, com uma média de 18,5 dias de neve por mês. A movimentada capital do país é famosa pela arquitetura barroca do seu centro histórico, que é Património Mundial da UNESCO desde 1994.
Se quiser entrar no espírito de inverno, a estância de esqui de Liepkalnis fica apenas a 5 km da cidade e oferece vistas deslumbrantes sobre Vílnius.
Se tiver uma mentalidade mais cultural, porque não visitar o Museu Nacional de Arte da Lituânia para descobrir a rica história da arte do país? Para algo mais contemporâneo, procure a variedade única de arte de rua da cidade enquanto a explora a pé.
1. Tallinn, Estónia – 20,5 dias de neve por mês

Com 20,5 dias de neve por mês, a cidade de Tallinn, na Estónia, ocupa o primeiro lugar.
A capital do país e ponto de encontro cultural (ou será ponto de encontro frio?) é muito romântica no inverno. A sua cidade velha de Kesklinn é Património Mundial da UNESCO e uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa – fica especialmente bonita quando coberta de neve.
Se gosta de desportos de inverno, o recinto do Festival da Canção de Tallinn transforma-se num centro de atividades, com a oferta de snowboard, esqui e patinagem no gelo.
Se quiser explorar a história da cidade, faça uma visita à Igreja de St Olaf, que remonta ao século XIII. A torre foi atingida por um raio cerca de 10 vezes, por isso, não deixe de a visitar num dia de céu limpo.
Que outros sítios da Europa têm neve no inverno?
A fechar o top 10 das cidades com mais neve da Europa estão Kiev, na Ucrânia, e Kaunas, na Lituânia, com 16 dias de neve por mês, e Grenoble, em França, Riga, na Letónia, e Innsbruck, na Áustria, com 15,5 dias.