A Câmara Municipal de Maringá divulga nesta sexta-feira (4) os vencedores do concurso fotográfico “As Árvores do Passeio Público de Maringá”. Foram selecionados os melhores registros de árvores nas ruas, praças e jardins públicos do município. O concurso é realizado desde de 2014.
Com o título “Uma Árvore Bola- Natureza Vintage”, a fotografia de um Ipê-branco de Kiyoko Elza Takahashi foi a vencedora da edição.
Elza nos conta como foi o registro do Ipê-branco: “A foto foi capturada sob o sol de meio dia, um Ipê-branco florido me chamou a atenção, na Avenida Horácio Racanello. Parei o carro, e o momento era mágico! O sol quente, o cenário com as construções quase góticas me fizeram pensar num espectro vintage; finalizei observando o Ipê-branco florido por um ângulo, que harmonizasse com o círculo do Sol e a luz iluminasse a bela árvore. Enxerguei uma árvore bola, num cenário poético, quase de faroeste, com uma construção antiga da cidade ao fundo. Uma mescla de beleza que meus olhos enxergaram e minhas lentes capturaram”.
Bioquímica aposentada, Elza lembra que há 20 anos registra árvores da cidade, sublinhando que cada árvore “é uma vida única, com uma belíssima missão no universo”.
“Fiquei imensamente feliz com o resultado, com a oportunidade de compartilhar minha captura. A foto traduz a minha paixão e gratidão pelas árvores. Suas peculiaridades e transformações me fascinam, me emocionam, aprendemos muito com elas. Amo árvores desde a infância. Tanto que estudava em cima dos pés de árvores”, comemorou a vencedora.
Em segundo lugar, ficou a fotografia de Tipuana “Cenário Verde, árvores que dominam a paisagem” de Samuel Soares de Melo Júnior. E em terceiro lugar, a fotografia de Ipê-roxo “Árvores, Ipês pinks, com tronco rajado” de Ester Ávila Mateus.
O coordenador do concurso de fotografia, Joaquim Francisco dos Santos Neto, lembra que o mais importante é observar o quanto as árvores despertam sentimentos positivos nas pessoas. “Podemos ver isso pelos títulos das fotos e também pelas imagens captadas. Nesse sentido, acho que o concurso cumpre a sua função, quando pede que as pessoas registrem as árvores desse imenso patrimônio verde da nossa cidade”, enfatiza.
O engenheiro Florestal do Instituto Ambiental de Maringá, Mauricio Sampaio, lembra algumas características das espécies das imagens vencedoras:
O Ipê-branco (Handroanthus roseoalba) é uma espécie nativa de porte médio e crescimento lento. Tem floração exuberante, mas que dura pouco, em geral, de um a três dias.
A Tipuana (Tipuana Tipuana) é uma das espécies mais comuns na arborização de Maringá. Na Zona 7 há várias ruas com verdadeiros túneis verdes formados pelas grandes árvores.
O Ipê-roxo (Handroanthus heptaphyllus) é uma espécie nativa de grande porte muito usada na cidade para arborizar canteiro central das avenidas, como a Colombo, Brasil e a Gastão Vidigal. Esta é a espécie símbolo da nossa cidade.
A premiação do concurso será realizada durante sessão ordinária da terça-feira, 8 de outubro, no plenário da Câmara de Maringá. Além dos vencedores, o Poder Legislativo entregará certificado de Menção Honrosa aos participantes: Amanda Matsuoka, Elaina de Lima Melo, Marli de Andrade, Otávio Ruckstdter e Samuel de Melo.
A Câmara de Maringá agradece a todos os participantes do concurso e convida a comunidade a se inscrever nas próximas edições, não deixando de cuidar de um dos nossos maiores patrimônios e símbolo da vida: a árvore. ASC