Vereadores Mirins: Candidatos sobem à tribuna para defender candidatura

Candidatos do Programa Vereador Mirim defendem, nesta segunda (21) e terça-feira (22), sua eleição no plenário da Câmara Municipal de Maringá.

foto: Marquinhos de Oliveira

Assim como a Legislatura iniciada ano que vem, o Parlamento Mirim terá 23 vereadores. No evento, que começa a partir das 19 horas, os candidatos mirins, da tribuna, terão três minutos para responder a pergunta: “Por que quero ser vereador ou vereadora mirim?”.

FOTO: MARQUINHOS DE OLIVEIRA

Resultado

Comissão do Poder Legislativo elegerá os vereadores mirins efetivos e assim como nas eleições da Câmara Municipal, existirão suplentes, o que não impedem de participarem como ouvintes das sessões. O resultado será divulgado na quarta-feira (23), a partir das 15 horas, por meio do link www.cmm.pr.gov.br.

 

Eleição da Mesa Diretora

Na Câmara Mirim também há o presidente, secretário e demais integrantes da Mesa Diretora que será definida na quinta-feira (24), pelos próprios vereadores mirins (a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Maringá).

Objetivo do Programa

O Programa Vereador Mirim promove a interação de escolas e Poder Legislativo, possibilitando aos estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental a compreensão das funções dos vereadores, colaborando dessa forma para o desenvolvimento da cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade. É organizado e realizado, desde 2013, pela Escola Legislativa da Câmara Municipal de Maringá.

O que faz o vereador mirim?

O vereador ou a vereadora mirim participa de todas as reuniões e ações da Câmara Mirim, realizadas mensalmente. Nos encontros, os participantes discutem assuntos pertinentes de acordo com a faixa etária e escolaridade, podendo colaborar com propostas para melhoria e desenvolvimento do município. As sessões ordinárias serão realizadas, às 19 horas, nos dias 07/11 e 06/12 de 2024; e 06/02, 06/03, 03/04, 08/05, 05/06, 07/08 e 04/09 de 2025.

 

Eleições Câmara Mirim 2024; confira os números:

85 inscritos;

18 unidades municipais;

08 unidades estaduais;

11 unidades particulares.