A prefeitura de Maringá anunciou hoje, 14, que o Ministério da Infraestrutura assinou a Portaria 2045 que oficializa a aprovação dos projetos e orçamentos para realização das obras de construção de 8 viadutos no contorno norte. A obra eliminirá a deficiência dos atuais viadutos do contorno que possuem apenas uma passagem e, que tem que ser compartilhada pelos dois sentidos de trânsito; exatemente por isso, os viadutos foram apelidados de “Viadutos Sacis”.
Em julho de 2019, a prefeitura chegou a anunciar o início das obras para o mês de dezembro, mas o DNIT pediu novas análises técnicas e econômicas, o que acabou atrasando o processo.
Assinada dia 8, a Portaria agora deve ser publicada no Diário Oficial da União. Só depois disso, a prefeitura poderá abrir licitação para realização das obras
Segundo a prefeitura, mudanças nos procedimentos de análise por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, provocaram atrasos na aprovação dos projetos e consequentemente no início das obras.
O processo de seleção da empresa será em um único lote. De acordo com a prefeitura, “a indicação foi do DNIT para reduzir custos”.
O prazo de execução é de 16 meses mas o início das obras depende da conclusão do processo licitatório.
O valor aprovado pelo Governo Federal para execução das obras é de R$ 21.325,985,21. A previsão inicial era de R$ 24 milhões, informa Albari Medeiros, Secretário de Obras do Município
IMPACTO POSITIVO NO TRÁFEGO DA ZONA NORTE:
A expectativa da prefeitura é que após a conclusão da obra, o impacto sobre o tráfego em várias regiões da zona norte será positivo. Além da duplicação dos seis viadutos existentes nas avenidas Guaiapó, Tuiuti, Franklin Delano Roosevelt, Kakogawa, São Judas Tadeu e Mandacaru, o projeto prevê ainda, a construção de de um viaduto na avenida Américo Belay.